×

Alagoas

Crianças recebem atenção especial no PETI de Anadia

Valorização da vida! Esta é a frase utilizada pela prefeita Sânia Tereza (PT), quando se refere ao trabalho realizado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Anadia. Implementado em julho deste ano, o PETI representa o início de uma nova vida para dezenas de crianças que se encontravam em situações insalubres e que hoje poderiam estar entregues a marginalidade.

Atualmente, o PETI em Anadia atende a cerca de 130 crianças, divididas em duas unidades, uma na zona urbana e outra na rural. Na zona urbana são 87 crianças, que até pouco tempo atrás eram exploradas no trabalho infantil, catando latinhas, carroçando ou até mesmo na roça. Hoje elas são acompanhadas atentamente pela Prefeitura, que monitora o rendimento escolar de cada uma delas, assim como suas atividades diárias no PETI.

As crianças participantes do Programa participam de diversas atividades, entre elas: artísticas, esportivas, culturais, além de aulas de capoeira, aproveitamento de material reciclado, recursos humanos e dinâmicas de grupo. De acordo com a coordenadora do PETI, Ana Meire de Oliveira, em breve as crianças poderão contar com aulas de judô.

O PETI de Anadia conta com o apoio de psicólogo, assistente social e nutricionista. Já as demais atividades são realizadas através de instrutores, são eles: Cristiane Cerqueira (conhecimentos gerais), Adriana Soares (recreação), Inês Rocha (recursos humanos), Valmir Gama (música e cultura), José Wilson (esportes), Marciano (capoeira), Ana Meire (artesanato), além do pessoal de apoio como cozinheiras, coordenadoras pedagógicas, auxiliar administrativo, entre outros.

ALIMENTAÇÃO REFORÇADA

Já a alimentação das crianças fica sob a responsabilidade de uma nutricionista. Cada dia elas contam com um cardápio diferenciado, balanceado e rico em vitaminas. Como sobremesa, todos voltam para a fila para receber as frutas.

As crianças do PETI de Anadia ainda confeccionam artes a base de material reciclado. Além de, em breve, terem a oportunidade de verem os produtos expostos para a população, as crianças ainda estão aprendendo como valorizar o que poderia ser considerado como lixo, assim como aprendendo uma forma de ganhar dinheiro através da arte.