Cerca de 150 crianças portadoras de doenças genéticas como Mucopolissacaridoses (MPS), Púrpura, Gaucher, Fabry, Anemia falciforme, Hemofilia, Trombastenia entre outras, terão um Natal especial neste ano. A Associação Alagoana de Mucopolissacaridoses (AAMPS), em parceria com enfermeiras do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove o “Natal da Alegria” no dia 17 de dezembro, a partir das 12h, na sede do Hemoal.
De acordo com a presidente da AAMPS, Sandra Cansanção, o objetivo do evento é integrar famílias, pacientes, corpo médico e assistencial e a sociedade em geral. “É uma forma de dividir e divulgar as síndromes e suas formas de tratamento, bem como levar mais alento e alegria aos pequenos”, completa.
Durante o evento um Papai Noel irá distribuir presentes e lanches às crianças. Um grupo de animadores fará apresentações para divertir os convidados. Haverá também sorteio de brindes entre os acompanhantes dos pacientes.
A doença MPS – Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas classificadas dentro de um grupo de erros inatos do metabolismo. As MPS são doenças causadas pelo mau funcionamento de enzimas essenciais para a degradação de moléculas chamadas glicosaminoglicanos (GAGs). Nas MPS ocorre a deficiência das enzimas que digerem os GAGs, que se acumulam dentro de um compartimento celular chamado lisossomo e levam aos problemas clínicos associados a essas doenças.
