Mais de 20 crianças e adolescentes do abrigo Aldeias Infantis – SOS Brasil vivenciaram uma noite diferente, nesta quinta-feira, 8. Os acolhidos foram para uma pizzaria na Zona Sul da capital a convite da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A iniciativa faz parte do projeto ‘Semana Solidária', que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju, tem como objetivo inserir a criança na vida sociocultural da cidade, contribuindo para o seu crescimento pessoal e desenvolvimento como cidadão.
Acontecendo na semana que antecede o Dia das Crianças a nível nacional, a Semana Solidária, traz a ideia de oferecer refeições (café da manhã, almoço ou lanche) nos restaurantes associados.
“A gente vem trabalhar a questão da cidadania e da inclusão social em trazer esses meninos para locais que eles não tiveram a oportunidade de estar e fazer a integração. A tendência é que o movimento cresça aqui, para esse ano tem estabelecimento fazendo fila para receber essas crianças. Isso mostra que ano que vem essa ação terá um alcance maior”, explica o presidente da Abrasel, Augusto de Carvalho.
Augusto ainda fala que essas ações fazem bem para todos nós como cidadãos e ajuda o desenvolvimento de uma sociedade melhor. “Eu já venho fazendo esse trabalho há vários anos e creio que isso faz bem para a gente e o mais importante é que eles saiam daqui com a auto estima lá em cima, sabendo que eles podem estar aqui agora e no futuro também. A Abrasel e a PMA já tem uma parceria forte e com isso conseguimos o contato com as entidades participantes e isso a gente se abraça para algo bom em prol da sociedade”, conclui.
Solidariedade
Para a cuidadora Ana de Moura Ferreira, a ato de ajudar de forma solidária as pessoas é sempre bem acolhida por todos. “A proposta foi trazer essas crianças para um dia de solidariedade. É sempre bom fazer ação social, independente da forma que seja, mas desde que seja de coração e como forma de ajuda é sempre bom para crianças e jovens ser inseridos num momento de descontração e de inserção na sociedade”, comenta.
Feliz por estar ali pela primeira vez, FSJ de 13 anos, fala que foi um momento muito contente. “Primeira vez que eu venho aqui e estou muito feliz com meus amigos”. A mesma alegria MABJ de 16 anos compartilha com o amigo “estar aqui com todos é de muita felicidade e só tenho a agradecer”, diz.
