Meninas e meninos puderam constatar de perto as belezas oferecidas pela paisagem
Dezenove crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), dos núcleos Selma Bandeira e Área Lagunar, conheceram nesta terça-feira (22), o Parque Municipal de Maceió. Ansiedade, curiosidade e o amor pela natureza fizeram parte da visita, que abre oficialmente as atividades do projeto “Elos de Vida: Um Convívio Social”.
Durante quase três horas de passeio, meninas e meninos com faixa etária entre 06 e 15 anos, puderam constatar de perto as belezas e o bem-estar oferecidos pela paisagem. Eles percorreram trilhas, observaram animais e pegaram água direto nas nascentes do Parque, acompanhados de profissionais. O pequeno Marcos dos Santos não conseguiu esconder o que para ele foi o melhor lugar do passeio. “Eu vi o jacaré bem de pertinho e não tive medo. Acho que eu poderia criar um”, ressaltou o menino de dez anos, que não queria sair de perto do Lago dos Jacarés.
Empolgadas com a beleza do viveiro que abriga várias espécies de pássaros nativos, Emanuelle Pinheiro e Graziele Ferreira, ambas também com dez anos de idade, ficaram fascinadas com os animas empalhados da xiloteca. “Fiquei com medo de muitos, mas alguns eu queria levar pra casa”, contou Graziele.
Para a psicóloga do Núcleo Área Lagunar, Anna Luíza Vieira, as atividades de Educação Ambiental servem para mostrar as crianças parte do mundo que pode ser explorada pela imaginação e pelo conhecimento delas. “Cada segundo que passamos junto com eles aqui é precioso para eles e para nós (profissionais). Para eles, porque nunca tiveram a oportunidade de visitar um ambiente como este e para nós, porque a gente acompanha o desenvolvimento e vê tantas coisas boas acontecendo em relação aos sentimentos de muitos, já que a maioria deles passou por sérias situações de vulnerabilidade”, disse Luíza Vieira.
A visita ao Parque Municipal faz parte de uma parceria entre a Semas e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), por meio da Coordenação do Parque Municipal. A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, destacou o trabalho realizado no Parque Municipal. “Muito importante esta parceria com a Sempma, onde as crianças assistidas pela Semas têm a oportunidade de ter contato com um espaço como o do Parque Municipal. Aproveito também para parabenizar a coordenação do Parque por todo o processo de mudança que vem sendo implantado, com uma nova estrutura e excelente organização”, enfatizou a secretária.
Até o dia 25 deste mês, mais de 100 crianças e adolescentes dos sete núcleos do Serviço de Convivência da Semas devem passar pelo Parque Municipal, obedecendo a programação de visitas, nos turnos manhã e tarde. O projeto “Elos de Vida: Convívio Social” tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas de Meio Ambiente, Educação, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, aos mais de 1.000 usuários atendidos pelo SCFV de Maceió. A intenção do projeto é desenvolver ações diárias também nas dez unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital.
O passeio de abertura do projeto terminou com um momento de integração entre os núcleos e com o “Pit Stop” da alimentação. Visitas a outros locais como museus, praças e monumentos históricos também estão sendo programadas.
