×

Alagoas

Crianças e adolescente são levados a se manter longe das drogas


Alunos, pais, comunidade escolar e policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estiveram juntos na manhã desta quarta-feira (29) para realizar mais uma formatura do programa que já formou mais de 100 mil alunos em Alagoas.

Nesta edição, 120 crianças e adolescentes do Centro Educacional Miosótis, localizado no conjunto Henrique Equelman, passaram pelas instruções que duraram dois meses e foram ministradas pela policial proerdiana tenente Dálila Marinho.

A solenidade de formatura contou com entrega de certificados e apresentações dos alunos do 1º ao 5º ano, momento no qual eles puderam traduzir em artes o que tinham aprendido. Uma encenação teatral e uma canção expressaram como as crianças assimilaram o conteúdo.

De acordo com a tenente Dálila, as crianças foram acompanhadas com o objetivo de disseminar a prevenção contra as drogas e a violência e estimular a cultura de paz, estabelecendo fatores de proteção.

“Durante os encontros, que são divididos em módulos, procuramos repassar os conteúdos através de histórias, vídeos, imagens e outras estratégias para alcançar os alunos, dependendo da faixa etária. Ao final, é gratificante concluir o quanto eles assimilaram e agora se tornarão multiplicadores destes conhecimentos”, enfatizou.

Durante o evento, as crianças e adolescentes também realizaram o juramento que simboliza a decisão e compromisso em se manterem longe das drogas, orientar os colegas e familiares e agir sempre em defesa da paz e da vida. Os alunos que se destacaram nas redações e em outras atividades ao longo do curso também foram reconhecidos e agraciados com brindes.

A coordenadora estadual do Proerd, tenente-coronel Valdenize Ferreira, destacou a importância da iniciativa do centro educacional em receber pela segunda vez a equipe do programa.

“Agradecemos a confiança no nosso trabalho e reforçamos que nada seria possível sem que todos da escola se engajassem e, de maneira ainda mais especial, destacamos a presença dos pais hoje nesta formatura, pois é no lar, na base familiar, que tudo se inicia e esta participação é fundamental para a formação das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

A solenidade foi prestigiada pela diretora do Centro Educacional Miosótis, Sandra Novaes e demais integrantes da coordenação da unidade escolar; pelo tenente-coronel Eduardo Lucena, representando o comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior; pelo major Aloísio Soares, representando o comando do 5º BPM; pela assessora de comunicação da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização, jornalista Dulce Melo, além das professoras e pais dos alunos.

O Proerd

O programa foi desenvolvido nos Estados Unidos da América, chegando ao Brasil em 1992, primeiramente no Rio de Janeiro. Atualmente existe em mais de 64 países. Em Alagoas, está há 13 anos e já conta com mais de 100 mil estudantes formados. O atual efetivo do Proerd alagoano possui 17 instrutores que se dividem entre as escolas da capital e do interior.

O Proerd chega às escolas através de ofício protocolado junto ao Comando Geral da PM. Diariamente, os instrutores são escalados para realizar o programa com os estudantes e passam antes por um treinamento pedagógico, visando o desenvolvimento de aulas dinâmicas que atraem a atenção do aluno para os problemas ocasionados pelas drogas.

“O objetivo é disseminar informações que auxiliem o estudante a tomar decisões positivas na vida, além de ajudá-los a nunca se envolverem com as drogas”, descreveu a coordenadora do Proerd em Alagoas, tenente-coronel Valdenize Ferreira.