×

Maceió

Crianças do Segundo Tempo participam de sessão de cinema móvel

As crianças que participam do Programa Segundo Tempo, organizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel), tiveram um rotina diferente nesta segunda-feira (8). Em vez das bolas, dos jogos e das brincadeiras, os meninos e meninas participaram de uma ação cultural.

O Programa Gira Brasil chegou em Maceió com o projeto Conexão Cultural Tigre Cinemóvel, onde um caminhão se transforma em uma sala de cinema exibe filmes e animações para as crianças. A ação, que acontece na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão no Village Campestre, terá três dias de duração, e é uma parceria da Semel com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Promoção do Turismo (Semptur).

Quem comandou a festa da criançada foram os produtores Márcio Barcellos e Luiz Back. Todos estavam maravilhados com o ambiente e assistiram hoje o filme Peixonauta, que é a primeira série de animação de concepção artística e de autoria brasileira, com 52 episódios de 11 minutos, produzida inteiramente no Brasil. A série foi criada e produzida pela TV PinGuim em associação com a Discovery Kids Latin América.

“O objetivo desse projeto é levar um pouco de cultura para as crianças e escolas de difícil acesso, proporcionar oportunidades únicas para elas. Certo dia na cidade de Piraju, no interior de São Paulo, uma senhora de 92 anos muito emocionada me disse que nunca tinha entrado em um cinema, e essa tinha sido a primeira experiência dela”, disse Márcio.

Tanara Morais, monitora do Programa Segundo Tempo Maceió destacou que o filme ensina o trabalho em grupo, o companheirismo e mostra como pode existir amizades verdadeiras. A surpresa dos alunos se misturou com satisfação. “Nunca vi um caminhão ser um cinema. É a primeira vez que vejo um filme no cinema e estou feliz por estar aqui. Gostei muito do filme, quando eu contar pra minha mãe ela não vai acreditar”, ressaltou Flávio dos Santos, de 9 anos.

Em sua 4ª edição, o Cinemóvel Tigre vai percorrer 22 cidades de sete estados, com 280
sessões e a oferta de 8,4 mil lugares nas sessões. A intenção é levar aos mais diferentes e
distantes locais do país produções nacionais de qualidade, que vêm atraindo grandes platéias às salas de cinema. Para a 4ª edição, foram selecionados sete filmes: Lixo Extraordinário, Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas, Cocoricó Conta Clássicos, Eu e meu Guarda-chuva, O Homem do Futuro, O Menino da Porteira e Reis e Ratos.

Em Maceió as sessões serão às 10h, 13h30 e 15h30, na segunda-feira. Na terça e quarta-feira acontecem às 8h, 10h, 13h30 e 15h30. Os secretário Pedro Vilela (Semel) e Vinícius Palmeira (FMAC), estarão participando das sessões nesta terça-feira (9).