Crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), núcleo Reginaldo, receberam, na semana passada, a visita do escritor de cordel Railton Teixeira. Na tarde cultural, os 30 alunos presentes puderam conversar com o autor, que falou de sua experiência como escritor de literatura de cordel.
Antes da visita, na jornada normal do Peti, as crianças tiveram uma aula sobre cordel e conheceram o cordel Versos Livres, de autoria do escritor, e também fizeram seu próprio cordel. Durante o encontro elas deram sua opinião a respeito desse cordel, como também construíram uma nova estória com a ajuda de Teixeira.
Para ele, é muito importante essa interação entre o autor e seus leitores. “Como nas escolas não temos literatura de cordel, essa é uma oportunidade dessas crianças conhecerem essa cultura e ter contato com o próprio autor”, disse.
Por meio do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti), a Semas atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e em situação de trabalho infantil. Atualmente são atendidas mais de 1.400 crianças, entre sete e 16 anos, nos dez núcleos do Peti. As crianças e adolescentes recebem acompanhamento pedagógico, psicológico e nutricional, como também realizam atividades esportivas, culturais e de lazer.
