Os meninos e meninas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) mostraram que realmente são talentosos. As apresentações artísticas do projeto Peti Divulgando Seus Talentos tiraram os aplausos e gritos da platéia, que lotou o Teatro Gustavo Leite, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Jaraguá), em Maceió. O evento reuniu cerca de 400 crianças e adolescentes dos dez núcleos do Peti da capital alagoana.
Os alunos se apresentaram para um público formado por seus familiares, outros alunos do programa e por parceiros que lutam no combate ao trabalho infantil. A aluna do Peti Orla Lagunar Erika Janaína, de 13 anos, mostrou a alegria de se apresentar para uma grande plateia. “Foi uma emoção muito grande, fiquei muito feliz em apresentar minha dança preferida, o maculelê”, disse.
Para o prefeito Cícero Almeida, o projeto elevará a autoestima das crianças e dos adolescentes que fazem parte do Peti. “Que essas apresentações sejam uma motivação para que essas atividades continuem nos núcleos, e que esses meninos e meninas convidem outras crianças para estar junto com elas no Peti, longe do trabalho infantil e das drogas”, salientou.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, esse projeto é de grande importância, pois revela os talentos do Peti e valoriza o que as crianças de cada núcleo têm de melhor. “Também é uma forma de sensibilizar a sociedade no combate ao trabalho infantil. Através do 0800284 8048, a população também poderá fazer sua parte, denunciando o abuso e a exploração de crianças e adolescentes”, disse Araújo.
Estiveram presentes ao evento a diretora de Proteção Especial, Elisângella Melo,o coordenador geral do Peti, Francisco Malaquias, o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, a presidente do Conselho de Assistência Social, Isabel Impiere, a procuradora do Trabalho Rosimeire Lobo, o promotor de justiça Luis Medeiros e um representante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada.
O “Peti Divulgando Seus Talentos” tem o objetivo de incentivar a prática e o gosto das crianças e dos adolescentes pela arte, sensibilizando a sociedade civil para o combate ao trabalho infantil. O projeto encerrou a programação municipal de combate ao trabalho infantil.