×

Maceió

Crianças de creche municipal são inseridas nas tradições alagoanas

Xaxado, renda filé, tapioca, artesanato e bumba meu boi são parte da cultura encontrada no estado alagoano, e tema da I mostra cultural desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dulcinete Barro, localizado no Antares. O projeto ‘Alagoas, Terra de Cores, Ritmos e Sabores’ tem o objetivo de resgatar as raízes alagoanas e incentivar as crianças a fazerem parte dos costumes e tradições do seu estado.

A ação foi desenvolvida durante todo o ano, onde as crianças puderam conhecer várias nuances do estado. Durante a culminância do projeto, na quinta-feira (26), todas as turmas do Cmei realizaram diversas apresentações artísticas, como encenação da música ‘Minha Sereia’, de Carlos Moura.

“Apresentei forró, xaxado e as coisas da cidade. Aprendi sobre os índios, o filé, o farol, a praia da Ponta Verde, da Pajuçara e as esculturas”, contou a aluna do Maternal II, Amora, de 4 anos.

A ideia da ação surgiu a partir do trabalho realizado pela professora do Maternal II, Lenice Lira. Ao observar que, durante o desjejum, as crianças não estavam consumindo frutas, a professora resolveu adotar uma nova abordagem, trabalhando em sala de aula de forma lúdica e estimulando o consumo desses alimentos. O resultado foi positivo e a partir disso, Lenice passou a trabalhar a culinária alagoana por meio do Ateliê dos Sabores, onde os próprios alunos aprendiam a preparar os alimentos, como o cuscuz e a tapioca.

Ensinar sobre a cultura do estado é uma das diretrizes da Educação Infantil, como explica a coordenadora do Cmei, Valéria Lemos.

“Todos os anos trabalhamos um projeto e esse ano pensamos no Ateliê dos Sabores, os outros professores gostaram da ideia e se sentiram motivados a trabalhar outras temáticas da riqueza cultural existente no estado; artesanato, o filé, as danças típicas, folguedos e músicas regionais. As crianças, que são os principais indivíduos, também gostaram e aí começou o projeto. É a nossa cultura e trabalhar esta temática faz parte das diretrizes da Educação Infantil e o projeto veio somar”, explicou.