Um cenário exuberante, repleto de sorrisos e muitas atividades lúdicas. Foi assim que iniciou na manhã desta quinta-feira(08), o “Quinta no Parque”, evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh-Se) visando atrelar solidariedade à responsabilidade socioambiental em prol de crianças de baixa renda. O evento contou com a participação de mais de três mil crianças da rede pública e privada.
O Quinta no Parque tem foco na “Campanha Reutilize Alegria”, uma iniciativa desenvolvida pela Superintendência de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Semarh(SQS/Semarh), que objetiva alcançar a introdução dos 5R’s ambientais no cotidiano das pessoas. A idéia permite o repensar hábitos e atitudes como a adoção de práticas de consumo sustentáveis, a exemplo de reutilização de brinquedos usados, para serem doados as crianças carentes.
Presente no evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico, Márcio Macêdo, que na ocasião fez o plantio de árvores, visitou os espaços montados para a festa, como sala de vídeos, de entretenimento e oficinas, e ainda brincou com a criançada. Ele disse estar muito emocionado com o alcance do evento, que se integra ao “Dia de Todas as Crianças”, evento a ser promovido pelo Governo do Estado no Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, na Orla de Aracaju.
“Estou muito feliz com o propósito do evento. É muito bom quando é possível unir um ato generoso e solidário com uma ação como a de hoje, a de incutir nas mentes e corações das pessoas de todas as idades sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Um dos caminhos escolhidos para esse fim hoje aqui foi a adoção de novas práticas, como a de não jogar um brinquedo fora e sim doá-lo a quem precisa”, externou o secretário, enfatizando que o brilhantismo da festa, demonstrado pela face das crianças, não teria sido possível sem a parceria de órgãos do governo, do município, das redes de super mercado, e das escolas da rede pública e particular de ensino.
Segundo o aluno do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Alcebíades Melo, Adriano Cruz, 9 anos de idade, o dia foi muito especial. “A gente veio aprender a cuidar dos animais e das árvores que estão aqui no parque. Eu aprendi também a fazer meus próprios brinquedos de material reciclável na oficina que participei com meus colegas”, confessa.
Beneficiados
Com a arrecadação dos brinquedos, que na ocasião da festa de hoje já somava cerca de 3 mil unidades e com a probabilidade do número crescer até a próxima quarta-feira, 14, dia final do recebimento, algumas entidades do loteamento coqueiral e do bairro industrial serão beneficiadas. Entre elas, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Projeto Renascer para a Vida (Revida); a creche irmã Graça do Centro Social Santa Terezinha e o Cantinho Alegre. A Apae será a primeira entidade a receber os presentes doados.
Parceiros
]Todos os mais de 20 parceiros que colocaram pontos de arrecadação em suas dependências receberam das mãos do secretário placas denominadas de “Amiga Ambiental do Projeto Reutilize Alegria”. Além da Semarh, são parceiros do projeto “Reutilize Alegria”, as escolas das redes pública e privada; Yazigi; a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); a Codise, as Secretarias de Educação do Estado e do Município, a Coordenação Municipal de Defesa Civil, Emsetur, Emsurb, Emdagro, Deso, Prefeitura Municipal de Aracaju, Ibama e o Pelotão da Polícia Ambiental.
Para o diretor geral do Parque da Cidade, Joubert Pimentel, a ação foi fundamental por possibilitar a influência da criança com a natureza e os animais. “É conhecendo que se pode proteger a vida em toda a sua biodiversidade. A campanha foi válida por atender as crianças carentes e ao mesmo tempo, educá-las ambientalmente”, revela.
Segundo Lício Valério, superintendente de Educação ambiental da Semarh, o evento marca o início de todos os anos de realização. “É uma resignificação de valores com perspectiva de despertar a melhor relação do homem com a natureza à partir de atividades lúdicas, mas, sobretudo, reforçando o compromisso com a qualidade ambiental”, justifica o evento.
