Cerca de 30 crianças, acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro do Prado, visitaram na manhã desta terça-feira (13) o Quartel Geral da Polícia Militar, no Centro de Maceió.
A visita foi facilitada em virtude da passagem do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, e proporcionou aos pequenos um momento de interação com os militares, por meio de um ciclo de palestras e uma apresentação da Banda de Música, idealizada especialmente para a criançada.
As palestras foram ministradas pelos policiais que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na oportunidade, a tenente-coronel Valdenize Ferreira, acompanhada de sua equipe, abordou os malefícios das drogas lícitas e ilícitas e da violência, orientando meninos e meninas sobre os fatores de proteção.
Após as palestras, os músicos da corporação afinaram os instrumentos para agradar a criançada. No repertório, canções como “Ilariê” animaram as crianças e fizeram os adultos recordar momentos da infância.
Para o pequeno Manoel Silva, de 11 anos, a apresentação da Banda de Música foi a parte da visita que mais agradou. “Sempre quis conhecer os músicos e hoje pude vê-los bem de perto, tocando para mim. Foi muito bom”, disse satisfeito.
O comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, recebeu os visitantes em seu gabinete e destacou a importância dessa interação.
“É uma oportunidade de aproximar a polícia da comunidade e especialmente se tratando do público infantil, é com muita honra que abrimos as portas do quartel para receber as crianças e vivenciar com elas momentos de alegria e descontração”, frisou Lima Júnior.
Durante a manhã, as crianças ainda desfrutaram de um lanche e receberam brindes da corporação, em homenagem pela passagem da data comemorativa.
CRAS
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados às prefeituras municipais, executam serviços de proteção básica e organizam e coordenam a rede de serviços da política de assistência social.
Como responsabilidades, a equipe do CRAS deve prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, e articular com a rede de proteção social local, no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência, em conexão com outros territórios.
A atuação do CRAS, que conta com 13 centros em Maceió, se dá no âmbito das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio. A sede, localizada na parte baixa da capital, atende mais de 7 mil famílias das regiões do Prado, Levada, Ponta Grossa e Brejal e recebe crianças em situação de vulnerabilidade social três vezes por semana para diversas atividades nas áreas de esporte, lazer, educação e cultura.