Crianças atendidas pela Semas têm dia de lazer em shopping
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio de uma parceira dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) junto com o Conselho Tutelar, levou até o espaço junino do Parque Shopping Maceió, 26 crianças atendidas pela Unidade de Acolhimento Institucional Rubens Colaço e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semas. Todas elas tiveram um dia de lazer e um passeio pelo centro de compras.
No espaço chamado de “Arraiá do Parque”, os meninos e meninas tiveram acesso a vários brinquedos que continham a temática do São João. A pequena Maria Eduarda (nome fictício para a proteção da integridade da criança) não queria sair do tobogã inflável, que foi armado em uma das áreas do shopping.
“Eu gostei mais desse brinquedo. Ontem, depois que a gente dançou no São João [na festa junina da Rubens Colaço] a tia me disse que a gente ia para o shopping e eu fiquei feliz”, disse, bastante sorridente, a menina de 7 anos de idade.
Já Ruan (nome fictício para a proteção da integridade da criança), de 10 anos de idade, se encantou pela mega cama elástica, que permitiu que ele pulasse a mais de cinco metros. “Eu nunca tinha visto uma festa de São João com tanto brinquedo assim. Eu só vou poder dar uma cambalhota aqui [na cama elástica], quando eu crescer. Mas tenho que ter coragem, porque eu quero ser bombeiro”, comentou.
Segundo o conselheiro tutelar da Região Administrativa I, José Luiz, a oferta de lazer e o direito à liberdade, junto com a participação das crianças nas atividades de desenvolvimento social, estão entre os direitos defendidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). “Independentemente da classe social, o que o nosso trabalho preza é o cumprimento dos parágrafos do Eca. Não se pode deixar de oferecer oportunidades de crescimento e de desenvolvimento saudável para as crianças da capital. A gente consegue trabalhar muito bem isso, graças as parcerias, como a que envolve o Conselho e o Creas, onde a gente pode monitorar os casos de violação de direitos e, ao mesmo, tratá-los”, disse José, que também é um dos articuladores da ação.
Já para coordenadora administrativa do Creas Jatiúca, Gláucia Oliveira, a ação mostra a importância da iniciativa privada nas ações sociais, desenvolvidas pelo poder público. “É importante que as pessoas saibam que por mais que a gente se articule para oferecer o melhor para as nossas crianças e adolescentes, não é somente papel do poder público prezar por isso. As pessoas, as empresas e as associações também têm papel fundamental no desenvolvimento das famílias”, destacou Gláucia.
O calendário das atividades no Parque Shopping começou em maio, quando outras crianças atendidas pelos programas socioassistenciais da Prefeitura de Maceió visitaram os brinquedos e o circo, que está instalado no estacionamento do local. Até o final de junho, outros meninos e meninas da Semas devem voltar aos dois espaços de lazer.
