O Centro de Reabilitação do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Sergipe (Ipesaúde) deu início, na manhã desta segunda-feira, 5, a uma oficina de carnaval, ofertada para as crianças atendidas na unidade. A ação tem como objetivo trabalhar a interação social, com foco no desenvolvimento integral da criança.
De acordo com a coordenadora do Centro, Márcia Fonseca, a oficina de carnaval será realizada até a sexta-feira, 9, das 7h às 19h. Ela explica que, quando a criança for à unidade, vai participar da oficina, que conta com a presença dos profissionais da equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos e terapeuta ocupacional. “Na oficina, a criança consegue socializar, e são trabalhados objetivos individuais e coletivos”, acrescenta.
Segundo Márcia, o Centro de Reabilitação atende uma grande quantidade de crianças, e todas as que comparecerem ao atendimento participarão da ação. “Esta vai ser uma semana diferente, em alusão ao carnaval. Na oficina tem purpurina, lantejoula, máscaras para cortar, pintar e colar”, completou.
A neuropsicopedagoga Quesia Simões destacou que a oficina é muito importante para o processo de desenvolvimento da criança. “As crianças vêm até aqui e têm esse contato com materiais que trabalham a coordenação motora fina e a criatividade. Além disso, ela explora o ambiente de forma bem mais lúdica e em conexão com as cores, os objetos e com texturas”, salienta.
A especialista acrescentou ainda que, na atividade, as crianças estão trabalhando com pintura e colagens, tendo contato com recursos que desenvolvem tanto a parte social, de integração, a parte emocional, o desenvolvimento da linguagem, entre outras situações que envolvem o desenvolvimento integral da criança. A proposta é que a criança consiga ter autonomia de escolher o que vai fazer.
A fonoaudióloga Johane Paula de Holanda Medeiros foi outra profissional que avaliou a oficina como muito positiva. Segundo ela, na parte fonoaudiológica estão sendo trabalhados aspectos como a estimulação da linguagem oral, o contato visual, a concentração, o foco e a interação de forma espontânea e lúdica, por meio de pinturas, recortes e músicas. “A oficina é extremamente importante por estimular a socialização da criança e mantê-la em contato com o que está acontecendo no mundo”, afirma.
A ação foi muito bem recebida pelos pacientes infantis do Ipesaúde. Laila Rafaela disse que gostou mais de pintar. Com o auxílio da neuropsicopedagoga Quesia, ela fez uma máscara para a sua boneca, utilizando lápis de cor com os tons de vermelho, rosa e laranja, além do glitter azul para finalizar. “Foi muito bom fazer a máscara!”, disse a pequena Laila.
Os pais e responsáveis também aprovaram a iniciativa das oficinas. Rosegleice Márcia Santos, avó de Laila Rafaela, ressaltou que a oficina de carnaval é muito boa para o desenvolvimento das crianças. “Laila está se desenvolvendo muito bem, graças a Deus e às terapias de toda a equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação. Eu só tenho a agradecer”, revela.