Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, 100 crianças da Escola Municipal Rodrigues Alves, tiveram um dia voltado ao desenvolvimento de hábitos saudáveis. A celebração da data ocorreu nesta segunda-feira (16), no Restaurante Popular Prato Cheio, localizado no Benedito Bentes e gerido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
“Estimular hábitos alimentares saudáveis é fundamental em todas as fases da vida, mas na primeira infância isso pode trazer conseqüências positivas para toda a vida. É nesta fase que o cérebro passa por grandes mudanças. Ele cresce, desenvolve-se e vivencia períodos sensíveis para algumas aprendizagens”, disse o secretário Fernando Pereira.
Por meio do tato, olfato e paladar as crianças conheceram frutas, legumes e verduras, desvendando seus cheiros, sabores e textura. Os pequenos também saborearam um buffet repleto de alimentos saudáveis montado pela equipe do restaurante popular e levar para casa sementes de arroz e feijão, para estimular o interesse familiar pelo assunto.
Para Maria Alice, de 4 anos, o dia foi de desenhar, colorir os alimentos e aprender sobre frutas que até então, nunca havia experimentado. “Foi muito legal as brincadeiras. Aproveite o pula-pula e a cama elástica. No lanche, experimentei uma fruta nova chamada Tamarindo, que eu achei um pouco azedo”, disse a pequena.
Acesso
A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN, lei 11.346/2006) diz, em seu texto, que todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Esta devendo ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
