Em 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu 278 pessoas que sofreram acidente de bicicleta. Apesar do número ser menor ao registrado no ano anterior (301), os riscos de fraturas e contusões quando há distrações, desrespeito às regras no trânsito e o desuso dos equipamentos de proteção podem acabar com a sensação de prazer. Desse modo, a solução é redobrar a atenção, principalmente com as crianças nesse período de férias.
O neto de Elizete Santos Jesus, de 6 anos, estava brincando com os seus amigos no povoado Itaporanga, em Penedo, quando derrapou o pneu de sua bicicleta ao passar por uma região com areia. Ele se machucou e foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que indicou a necessidade de transferência para a maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas.
“Eu moro na frente da casa dele. De repente, a mãe de um amigo dele chegou o trazendo no colo, chorando de dor. Levamos ele para a UPA, em Penedo, que fez o raio-X e afirmou que ele precisava de cirurgia. Foi uma fratura de colo de fêmur no lado esquerdo, que se associou, ainda, a um cisto na região que já estávamos observando”, contou Elizete.
No último dia 20 a criança chegou ao HGE. Ela foi reavaliada na Área Vermelha e transferida para a Pediatria, onde recebeu os cuidados da equipe multidisciplinar e precisou ficar em observação. O acidente distanciou fisicamente parte da família das festividades do Natal e do Ano Novo. No entanto, o alívio em saber que o menor estava sendo assistido por bons profissionais foi muito importante para amenizar toda a angústia.
“Nós fomos muito bem acolhidos. Os médicos e enfermeiros tiveram muita paciência, souberam ajudar a diminuir tanta dor, nele e em nós que nada podíamos fazer. Ficaram tão próximos que ele começou a ser chamado de ‘bebezão’. E hoje, finalmente, conseguimos a realização da cirurgia para que logo a gente possa voltar para casa”, estima a matriarca.
CIRURGIA DE ALTA COMPLEXIDADE
O procedimento foi realizado pelo cirurgião ortopédico oncológico Luís Renato Pedrosa nesta segunda-feira (6). Segundo ele, o menor tem uma lesão pseudocisto, de natureza benigna, um tumor no fêmur esquerdo, que fragilizou o osso e, assim, facilitou a fratura no colo do fêmur com a queda de bicicleta.
“A cirurgia consistiu na retirada do enxerto ósseo do próprio paciente, colocação na lesão, com a proteção de uma placa para evitar futuras fraturas. Agora ele volta para a enfermaria, onde continuará sendo observado e se tudo der certo como acreditamos, breve estará de volta para a sua casa”, disse o médico.
Com muita vontade de voltar a brincar, reencontrar a família e rever os amigos, o pequeno penedense já sinalizou que deseja um churrasco, sem frango, com o alface separado do vinagrete. A sua avó já confirmou que irá fazer, mas que o momento agora é para o repouso, depois ele vai voltando, aos poucos, a recuperar a vitalidade da infância.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a criança recebeu todo o suporte necessário enquanto aguardava a cirurgia no HGE e agora torce pela recuperação do menino o mais breve possível.
“É mais um procedimento de alta complexidade realizado com êxito na saúde pública. Estou na torcida para que ele volte logo a brincar e que a família siga a sua vida normal. Seguiremos trabalhando, junto com o governador Paulo Dantas, com ainda mais dedicação para cuidar dos alagoanos. Com o coração, é trabalho e cuidado com a população que precisa”, afirmou.
Para o secretário executivo de ações de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Guilherme Lopes, o empenho de todos foi determinante para o procedimento bem sucedido. “Nós nos empenhamos a adquirir de imediato os itens específicos para que pudesse fazer a cirurgia. Foi um trabalho rápido e integrado da Saúde do Estado para que a criança e a família recebam a assistência adequada. Mais uma vez, em nome do secretário Gustavo Pontes de Miranda e do governador Paulo Dantas, reforço o compromisso da rede pública estadual para o melhor atendimento do povo alagoano”, pontuou.
Agência Alagoas