×

Penedo

Criança é encontrada com pés acorrentados em avenida de Penedo

Policial abre um dos cadeados que segurava a corrente nos pés do menino

Uma cena chocante chamou a atenção de fiéis que saíam da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no início da manhã desta sexta-feira, 20, em Penedo. Ao perceber a dificuldade de caminhar de uma criança, os fiéis atentaram que o motivo da lenta locomoção era o fato da criança de apenas 10 anos estar com os pés acorrentados.

Tendo conhecimento do fato, o pastor da IURD chamou a criança que contou ao religioso sobre o porquê de estar naquela situação. A polícia foi acionada e recolheu a pequena vítima identificada por E.S.G. Os pais do menino foram localizados e encaminhados ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde foram ouvidos pela conselheira Dulce Lisboa que posteriormente informou o fato à Delegacia Regional de Penedo.

Criança tem histórico de fugas

“Nós já conhecemos a história dessa criança que, além de fugir de forma constante de sua casa, agora passou a cometer pequenos furtos. O mais recente foi praticado no comércio de Penedo, quando uma bicicleta foi furtada. Ele parece fugir de casa por prazer, pois mesmo tendo onde passar a noite com segurança, já foi encontrado dormindo na calçada de um supermercado localizado no centro histórico de Penedo, e outras três vezes sobre papelões no estacionamento de outro estabelecimento comercial da parta alta da cidade”, disse a conselheira Dulce ao portal de notícias aquiacontece.c om.br.

Ministério Público tinha conhecimento do fato

José Nivaldo Santos Guedes, 42 anos, pai do menino, informou que o filho foi acorrentado como última medida para manter a criança em casa, iniciativa que não resultou no efeito desejado. E.S.G. conseguiu escapar na noite desta quinta-feira, 19, e dormiu dentro de um armário localizado numa serraria vizinha à sua casa. Por volta das 6 horas da manhã desta sexta, E.S.G. abandonou o esconderijo e, apesar da dificuldade de locomoção, caminhava em direção ao comércio de Penedo quando foi localizado por fiéis da IURD.

“Nós conversamos ontem com o promotor José Alves de Sá e informamos que adotamos isso como última medida, visando garantir a vida de meu filho que passou a furtar. O promotor expediu uma Medida Específica de Proteção e pediu que sejam tomadas imediatas providências com vistas a preservar a integridade física de meu filho que será acompanhado por uma equipe interdisciplinar do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, declarou o pai da criança à reportagem do aquiacontece.com.br.

Situação de Risco

Conhecendo a história de E.S.G. o Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor José Alves, declarou que a criança está em situação de risco, devendo a justiça determinar o estudo imediato da situação para que a medida mais adequada seja adotada, sendo avaliada pela equipe interdisciplinar a possibilidade de internação da criança que, de acordo com o MPE, não pode continuar a viver da forma que está.