×

Alagoas

Criação de Unidade Socioeducativa para adolescentes é debatida em Arapiraca

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, participou, na quinta-feira (3), da Mesa de Situação da Segurança Pública no 3º Batalhão da Política Militar (BPM), em Arapiraca. Semanalmente, o encontro reúne instituições de segurança, com o objetivo de traçar ações para minimização dos índices de violência na cidade e região.

Entre os temas discutidos com as autoridades presentes, a ocupação das escolas por parte dos estudantes – movimento de amplitude nacional -, além da implantação de uma Unidade de Internação Provisória para adolescentes na capital do Agreste.

Em junho, essa possibilidade já havia sido debatida entre o representante da Seprev, o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude do município, Alberto Almeida.

A construção da unidade para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas irá amenizar o encaminhamento dos jovens para a capital, uma vez que 15% dos adolescentes internos em Maceió são oriundos da cidade de Arapiraca e adjacências.

Na oportunidade, o secretário Jardel Aderico lembrou que, desde junho, foi formada uma equipe para solidificar a ideia da construção de uma unidade socioeducativa em Arapiraca, buscando as diretrizes para concretizar o projeto.

“Já estamos estudando a estrutura orçamentária, o lugar para implantação, dentre outros aspectos. Não tenho dúvida alguma da necessidade de regionalizar o serviço e aproximá-lo das pessoas”, enfatizou o secretário Jardel Aderico.

“Acredito que não vai haver demora para isso, se já há a pretensão de recuperar o prédio estudado. É só a Prefeitura dar sequência aos trâmites normais e internos para que possa ser feita a cessão oficial do prédio ao Estado, que, por sua vez, poderá investir recursos no espaço e implantar a unidade”.

Jardel Aderico disse ainda que, em se tratando de medidas socioeducativas, a reestruturação da unidade de Maceió e a construção de uma em Arapiraca têm sido prioridades da Seprev.