Skip to content

Cria lança nesta quinta-feira e-book sobre atividades pedagógicas na educação infantil

  • Home
  • Alagoas
  • Cria lança nesta quinta-feira e-book sobre atividades pedagógicas na educação infantil

Cria lança nesta quinta-feira e-book sobre atividades pedagógicas na educação infantil

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) lança nesta quinta-feira (29) o e-book “Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil: orientações para boas práticas”. O lançamento será online pela plataforma Microsoft Teams, às 10h. O evento terá a palestra “A importância do acolhimento na educação infantil”, com Carol Velho, oficial de educação infantil do Unicef no Brasil. O lançamento será aberto ao público.

A abertura do evento será feita pela secretária do Cria, Paula Dantas. De acordo com ela, a publicação tem o intuito de apoiar o planejamento das equipes pedagógicas que se dedicam à educação infantil. “Nesse sentido, entendendo a necessidade de estudo para a gestão pedagógica das instituições. A publicação sugere práticas em consonância com um referencial teórico que subsidia o olhar para as infâncias e a territorialidade”, explicou Paula.

De acordo com a gerente de Educação do Cria, Marcia Susana Gonçalves, o e-book apresenta a trajetória da política nacional como base para a compreensão do processo histórico da política estadual destinada à primeira infância. Foi utilizada uma breve linha do tempo com os marcos que culminaram, em 2022, na criação da Secretaria da Primeira Infância.

As propostas apresentadas na publicação tratam do planejamento à avaliação, pois pensam na gestão e nas prioridades para os primeiros cem dias de atividades. “Esse período se destaca pelas especificidades que circundam o planejamento, formação dos profissionais e acolhimento da equipe, das crianças e de seus familiares”, ressalta Marcia.

Convidada

Carol Velho é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade de Brasília, e Executiva em Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Ela foi professora da educação infantil e de alfabetização, coordenadora da Associação Pro Educação Vivendo e Aprendendo e coordenadora-geral da Educação Infantil no Ministério da Educação.

A palestrante integra o grupo de pesquisa GPEIS – Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade – PPGEFE/UNB como pesquisadora colaboradora. Os interessados podem participar por meio do endereço https://teams.live.com/meet/9311231807029?p=B0MeWG2UcQbDGjBm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também