A Secretaria da Primeira Infância (Cria), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (26), a oficina de formação de avaliadores para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O evento, sediado na Escola de Governo do Estado (EGAL), reforça o compromisso de Alagoas com a promoção e proteção do aleitamento materno, simbolizado pelo mês de agosto. A capacitação acontecerá até a próxima sexta-feira (30).
A formação, que envolve profissionais de saúde de diversas regiões do estado e até de outros estados, como a Paraíba, é uma ação estratégica para expandir a IHAC em Alagoas. O objetivo é capacitar novos avaliadores que poderão certificar maternidades e hospitais como “Amigo da Criança”, um selo internacional criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef, em 1990.
Para a secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, a formação é de suma importância para garantir boas práticas dentro das maternidades de Alagoas. “Estamos no Agosto Dourado, que é o mês do aleitamento materno, que reforça ainda mais a importância dessa capacitação. Teremos em Alagoas profissionais da saúde de várias maternidades capacitados e atentos para garantir que nossos hospitais recebam o devido reconhecimento. Com essa iniciativa, o governo de Alagoas reafirma seu compromisso com as políticas de saúde voltadas para a primeira infância e para a melhoria dos indicadores de saúde materno-infantil”, disse.
Além da formação de avaliadores, a semana será marcada por uma série de eventos e ações em diversas unidades de saúde, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, que farão visitas de pré-avaliação em alguns dos hospitais do estado, verificando o cumprimento dos ‘Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno’, entre outras práticas recomendadas pela IHAC.
De acordo com a gerente de Saúde do Cria, Ingrid Bezerra, a formação é um passo a mais na garantia de saúde de qualidade na primeira infância. “Durante esta semana, estamos dando um passo significativo para aumentar o número de maternidades com o selo Amigo da Criança em nosso estado. Esse esforço é essencial para garantir que mais hospitais adotem práticas que protejam e incentivem o aleitamento materno, o que é fundamental para a saúde das nossas crianças”, destaca.
O selo
A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso dos pais, e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Agência Alagoas