O Governo de Alagoas sustenta hoje resultados históricos no comportamento do mercado de trabalho formal – empregos com carteira assinada -, com a garantia e a progressão da política de atração de 52 novas indústrias locais, nacionais e internacionais, melhorias e ampliação dos polos industriais, com dez requalificados e dois novos complexos industriais instalados.
Conta também para o fortalecimento dos índices de empregabilidade no Estado o volume crescente de frentes de trabalho na construção civil, no turismo, no comércio e nas obras públicas, como o Programa da Reconstrução, o Canal do Sertão e os mais de 150 canteiros de obras do Norte ao Sul do Estado. Nos últimos meses, de acordo com números da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, foram gerados 21 mil novos postos de trabalho.
O resultado positivo é constatado pelos números oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, em seus mais recentes boletins mensais de emprego com carteira assinada divulgados no País.
De acordo com os dados mais recentes do Caged, relativos ao mês de agosto, foram criados em Alagoas 3.922 empregos com carteira assinada, o que garantiu o 2º melhor desempenho do Estado nos últimos oito anos. Com relação ao mesmo período do ano passado – agosto de 2010 -, o Caged registrou 1.475 empregos empregos formais, um patamar bem abaixo do atual. No balanço dos últimos 12 meses, foram 21 mil novos postos de trabalho gerados no Estado.
Para o secretário do Trabalho, Herbert Motta, os números do Caged são significativos e apontam para um crescimento ainda maior no volume de empregos. “Em relação aos números do Caged, o que podemos comemorar é que verificamos um acréscimo de 9,03% no nível de emprego ou mais vinte e seis mil novos postos de trabalho”, completa o secretário.
Ainda segundo Herbert Motta, os destaques para o crescimento de emprego formal se concentraram nos setores da construção civil, comércio e no setor sucroalcooleiro. Ele afirma que mesmo sendo responsáveis pelo crescimento do volume de emprego, os fatores sazonais, como o período de entressafra da cana-de-açúcar, fazem com que esses resultados não sejam melhores.
Intermediação
Os indicativos para o aumento do nível de emprego no Estado não param. No começo desta semana, a gigante do fast-food americana Burger King, que abriu nova loja no Maceió Shopping, contratou 42 novos trabalhadores com intermediação do Sistema Sistema Nacional do Emprego (Sine)/ Secretaria do Trabalho.
“Esse é o compromisso do Governo do Estado com os trabalhadores alagoanos, de possibilitar oportunidades para a geração de renda e temos sido reconhecidos pelas empresas devido à credibilidade que o Sine/AL tem para a sociedade. É gratificante ver a felicidade desses jovens que entram no mercado de trabalho de forma segura, já com carteira assinada”, disse o secretário Herbert Motta.
Os contratados foram selecionados no mês de julho e empresas como Magazine Luiza e Alvo Segurança também seguiram a mesma estratégia e buscaram a intermediação do Sine/AL, de acordo com o gerente de Captação de Vagas, Antônio Melo, e o assessor técnico André Barbosa.
Interessados em emprego com carteira assinada devem procurar um dos postos do Sine/AL, localizados em Jaraguá, Benedito Bentes, JÁ Centro, JÁ Farol e JÁ Mangabeiras e no interior nos municípios de Maragogi, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. O número de contato é o 3315-1875.
