×

Alagoas

CREMAL conclui diagnóstico nos municípios atingidos por enchentes

O Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), através do seu vice-presidente Dr. Fernando Pedrosa, informou que foram concluídas as visitas aos municípios atingidos pelas enchentes. “Nessas visitas procuramos fazer um diagnóstico das situações dos municípios afetados, principalmente no que concerne à disponibilização de profissionais de saúde e à possibilidade de epidemias. Até o final desta terça-feira (13), pretendemos concluir o relatório que será encaminhado para o COSEMS/AL e SESAU”, explica o vice-presidente do CREMAL.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL) e secretário da pasta em Quebrangulo, Pedro Madeiro, o CREMAL promoverá treinamento dos médicos nas doenças de veiculação hídrica e empesonhamento ofídico em Quebrangulo na próxima semana. A Campanha de Voluntariado, promovida pelo COSEMS/AL, CREMAL e Sociedade de Medicina contabilizava até quinta-feira, 08 de julho, onze médicos, seis técnicos de Enfermagem, duas enfermeiras, um auxiliar de Enfermagem, um agente de endemias, um técnico de laboratório e mais três estudantes, dois de Medicina e um de Fisioterapia.

“Precisamos de mais profissionais”

“Além de podermos contar com estes profissionais, nas suas atividades, o CREMAL pode dispor, para os municípios, a Câmera Técnica de Infectologia para treinamentos e consultorias. O veículo e motorista do Conselho para conduzir os trabalhadores também estão à disposição. Precisamos que mais profissionais se engajem nessa corrente de solidariedade. A situação desses municípios é muito difícil”, observa o conselheiro Dr. Pedrosa, conclamando por mais voluntariado.

Pedro Madeiro ressaltou que os flagelados também estão precisando de orientação psicológica. “As pessoas estão muito perturbadas. Elas perderam suas referências. É imprescindível o apoio psicológico para os desabrigados que perderam tudo, até mesmo sua identidade”, acrescentou Madeiro, destacando o apoio recebido da prefeitura de Santana do Ipanema. “Gostaria de agradecer a disponibilização de médicos e de enfermeiros de Santana do Ipanema. Palmeira dos Índios também está nos ajudando muito, disponibilizando técnicos de enfermagem para Quebrangulo”, ressalta o presidente do COSEMS/AL.

Os interessados em integrar o voluntariado nos municípios devastados pelas chuvas devem entrar em contato com o CREMAL através do telefone: 3036.3800