×

Alagoas

Creas de Porto Calvo e Maragogi são exemplos de parceria entre Estado e município

Solange Jurema diz que parceria entre Estado e município é benéfica para cidadão

Mudança é a palavra chave para descrever a assistência social em Alagoas nos últimos anos. Com ações voltadas para os 102 municípios, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) está prezando especialmente pela implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), onde consolida a área como uma política pública.

Para a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, a parceria feita entre os municípios e o governo do Estado é fundamental. ” Através de cofinanciamento e capacitações, o Estado vem sendo parceiro dos municípios para que eles possam melhorar as condições de atendimento das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, explicou.

O governo de Alagoas está investindo na política de assistência social, e resultado deste investimento é que nos últimos três anos foram implantados Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em todos os municípios da região Norte. O Estado está ainda, cofinanciando esses centros para melhorar o atendimento à população.

A pasta regionalizou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) no Estado. Com esta ação, o centro do município de Maragogi foi regionalizado e em seguida, cofinanciado pelo governo do Estado. Este Creas recebe direto no fundo municipal, um recurso mensal no valor de R$ 13 mil para a implantação do serviço de média complexidade para atendimento às vítimas de violência.

O Estado pretende aumentar a rede de assistência social, e neste sentido firmou compromisso com seis municípios da Região Norte que não possuem um Creas. Os municípios de Jacuípe, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras já assinaram o termo de adesão.

Como um dos benefícios do Creas, a Seades celebrou um convênio com o Senai para realização de curso de culinária básica, em Maragogi, e um curso de serigrafia no município de Porto Calvo. Além destes, a Seades firmou outro convênio, desta vez com o Sebrae para a realização de cursos de empreendedorismo também em Maragogi e Porto Calvo. Dentro da programação do Creas, ainda existem capacitações, seminários e oficinas para capacitações dos gestores e técnicos da Assistência Social.