Creas alerta estudantes sobre prejuízos do trabalho infantil
O combate ao trabalho infantil foi tema de palestra ministrada pelo Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para cerca de 120 alunos da Escola Municipal Maria Cecília Pontes Carnaúba, localizada no bairro do Antares.
Profissionais do Creas Paefi e do Serviço de Abordagem Social (Seas) fizeram palestras educativas para turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, pontuando os riscos decorrentes do trabalho na infância e mostrando o papel da escola nesse contexto, de modo que os professores também saibam identificar casos de trabalho infantil para o Creas.
De acordo com a coordenadora do Creas Benedito Bentes, Daniela de Almeida, o objetivo dessas ações educativas nas escolas é ensinar as crianças o que é o trabalho infantil e seus prejuízos, e mostrar aos professores como identificar casos para que façam os encaminhamentos ao Creas. “Na próxima semana realizaremos essas palestras com as turmas da tarde da escola municipal”, disse.
A secretária Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que os profissionais da Semas vêm trabalhando no combate ao trabalho infantil em Maceió. “Conscientizar os jovens sobre os riscos do trabalho infantil é uma forma de combater e minimizar esta prática, que viola os direitos de muitas crianças e adolescentes. Precisamos discutir mais sobre o tema e levar para jovens e adultos os malefícios do trabalho infantil e como combater esta prática”, destacou a secretária.
Em casos de exploração do trabalho infantil, qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100 e denunciar o caso ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Ministério Público do Trabalho ou a Superintendência Regional do Trabalho de Alagoas.
