×

Brasil/Mundo

Crea vai fiscalizar barragens do RJ que podem estar com problemas

Pelo menos oito barragens do estado do Rio de Janeiro serão fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). O órgão vai verificar a responsabilidade e documentação das construções. De acordo com o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, o órgão tem conhecimento que de seis a oito barragens podem estar com problemas.

“Eu já soube que a barragem de Jaturnaíba, se houver um acidente, pode afetar e poluir o abastecimento de água na região do Rio São João [entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, na região dos lagos fluminense]”, disse ele. Segundo Cosenza, o Crea-RJ se reuniu ontem (7) com o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o governo federal solicitou que seja feito um levantamento das condições das barragens.

“Nós estamos fazendo esse levantamento para entregar ao governo federal, todos os Creas do Brasil inteiro estão fazendo na sua região. A ideia é que a gente possa contribuir com os nossos técnicos, os nossos conselheiros, pra que a gente tenha o levantamento e que essas empresas que administram essas barragens tomem as providências antes que aconteça [um acidente]”.

Ele esclarece que não cabe ao Crea fazer a análise da construção, mas sim verificar se há um engenheiro responsável por ela. “As pessoas confundem a atribuição do Crea, que a gente teria que ver a situação, as condições técnicas. O Crea vê se tem um profissional, a partir do momento que tem um profissional, ele é responsável por aquela obra que ele colocou a sua assinatura. É a mesma coisa do Cremerj [Conselho Regional de Medicina], ninguém vai ver se o médico está fazendo uma cirurgia direito, mas se ele cometer um erro vai responder por isso”.

Segundo Cosenza, no Rio de Janeiro não há barragens de mineração, mas de areia e de água, que podem causar outros tipos de acidente, com muito prejuízo à população.