A torcida está pronta para ajudar o CRB
Na última vez que o CRB disputou a Série A, o Brasil ainda era tricampeão do mundo e Zico era o melhor jogador do país. Será que esse jejum que dura desde 1984 acabará? É para isso que o Galo lutará na Série B de 2021 que começa neste fim de semana.
Quem usar o Código Promocional Sportingbet poderá dar seus palpites nessa emocionante competição, que terá muitos clubes tradicionais e quatro “vencedores” que estarão no Brasileirão da Série A em 2022.
O CRB demitiu Roberto Fernandes, que fez boa campanha na reta final da Série B de 2020 – seis vitórias e três derrotas -, tirando o time da 15ª posição para finalizar em 10°. O substituto é Allan Aal, que fez excelente campanha com o Cuiabá, subindo para a Série A na temporada passada. A parceria não continuou e o treinador passou pelo Guarani antes de acertar com o CRB às vésperas do início da segunda divisão.
O objetivo colocado é o acesso para a primeira divisão, mas a tarefa não será fácil. Há algumas razões para isso.
Muitos rivais no caminho do CRB
Já não é mais novidade para ninguém quando um clube considerado grande do cenário nacional é rebaixado. Mas com a permanência do Cruzeiro na Série B e as quedas de Vasco, Botafogo e Curitiba, mais a presença do Guarani, serão cinco campeões brasileiros da primeira divisão na disputa pela volta à elite.
Entre outros times “encardidos” estão a Ponte Preta, o CSA (arquirrival que quase voltou para a Série A depois de ser rebaixado em 2019) e o Goiás.
Mas tradição não ganha jogo e há uma boa razão para explicar todos esses grandes na Série B: anos de desorganização e falta de planejamento resultaram em situações caóticas nesses clubes. O investimento para voltar à Série A pode até ser maior, mas a pressão também.
O CRB também tem grande pressão, mas os anos de Série B e até de Série C fazem com que uma boa campanha na segunda divisão seja bem-vista pela torcida, que irá empurrar o time, em vez de impor uma obrigação de ter que subir e dominar adversários.
A caminhada
O CRB começa a caminhada jogando no estádio Rei Pelé contra o Remo. Já na segunda rodada tem um jogo contra o Cruzeiro no Mineirão que pode servir como um termômetro para saber quais serão as aspirações do time. Vale lembrar que na Copa do Brasil de 2020 o CRB eliminou o Cruzeiro, com uma vitória por 2 a 0 em Maceió e empate por 1 a 1 em Minas. A equipe caiu na quarta fase para o Juventude, que acabaria subindo para a Série A no fim da temporada.
Nesta temporada o clube alagoano superou Goianésia e Paysandu e na terceira fase pegará o atual campeão, o Palmeiras.
Voltando para a série B, na quinta rodada o time tem outra pedreira, pegando o Vasco em São Januário. Para quem está curioso: o clássico alagoano contra o CSA será na nona rodada, no dia 2 de junho. O mando é do CSA.
O elenco ganhou reforços na última semana e conta com jogadores experientes e rodados, como o zagueiro Gum (ex-Fluminense) e o meio-campista Wesley (ex-Santos, Palmeiras e São Paulo).
A combinação de alguns veteranos e jogadores que precisam se provar é positiva para Aal, que ainda precisa de um grande trabalho. Claro, o acesso com o Cuiabá foi positivo, mas o fato de não ter continuado, com o clube preferindo um treinador mais experiente para 2021 interrompeu um possível evolução do trabalho. Seu trabalho no Guarani não foi um sucesso, apesar de ter se classificado para o mata-mata do Paulista, sendo logo eliminado pelo Mirassol.
Ou seja, há resultados por mostrar. Para tirar qualquer dúvida de sua ascensão, ainda jovem (42 anos) se apresenta no CRB. A Série B será a mais ilustre da história, com muitos clubes grandes no cenário nacional e outros nomes de peso. Quem sabe depois de quase 40 anos, a torcida do CRB pode comemorar o acesso à elite do Campeonato Brasileiro.
