O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha, realizou na tarde da última sexta-feira (28), a Campanha Envelhecimento Ativo, promovendo para os idosos atendidos pelo centro um dia de lazer, saúde, e ações para estimular a consciência críticano exercício da cidadania.
“Estou sendo muito bem tratada aqui. Já fizeram massagem em mim, já dancei, lanchei e agora estou aqui me embelezando. Uma hora dessas eu estaria em casa deitada no sofá, em frente à televisão. Esse Cras faz muito pela nossa comunidade”, disse Maria Araújo, de 70 anos, enquanto cortava o cabelo.
Segundo a coordenadora do Cras Pitanguinha, Gau Souza, o Centro já realiza semanalmente um serviço específico para as pessoas da terceira idade da região, com o Serviço de Convivência para Idosos, mas esta ação é uma forma de oferecer para eles uma tarde especial, com uma dinâmica diferente da habitual e exercícios físicos específicos, além de surpresas e brindes.
“Foi uma tarde animada e divertida. Eles participaram de todas as atividades oferecidas com muito ânimo. Para nós, o resultado foi melhor do que esperávamos, pois além da grande adesão da comunidade, percebemos a satisfação no olhar de cada um”, destacou a coordenadora.
Para promover a autoestima e o envelhecimento ativo dos convidados, o evento contou com a colaboração do Senac, que realizou oficinas de embelezamento, massagem corporal e corte de cabelo. Eles participaram também de atividades físicas como a macroginástica e o alongamento.
A surpresa do dia ficou por conta da aula de zumba, que colocou todo mundo para dançar.Depois, foi ofertada uma aula de artesanato em fuxico. Eles também puderam verificar a pressão arterial e a glicemia. O grupo recebeu ainda orientações do Procon sobre Direito do Consumidor para a pessoa idosa.