×

Maceió

Cras Pitanguinha comemora 10 anos de inclusão social

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são a porta de entrada dos serviços da assistência social e possibilitam o acesso de milhares de famílias aos principais programas que regem as políticas de inclusão social e de acesso aos direitos. Em Maceió, uma das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que se destacam no acesso a esses serviços é o Cras Pitanguinha, que comemora dez anos de atendimento prestado à população.

Mensalmente são atendidos cerca de 900 usuários no local. O Centro abrange os bairros da Pitanguinha, Farol e parte do Feitosa. Essa unidade oferece às mulheres, idosos, crianças e adolescentes da região os serviços dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O grupo de adolescentes do Cras se destaca com o time de futebol ‘Pitanguinha Bom de Bola’, que já participa de campeonatos fora da comunidade, despertando o interesse dos jovens pelo esporte. Já está sendo programado um outro projeto com uma nova modalidade esportiva que será chamado de ‘Pitanga Vôlei’, que atenderá mais adolescentes da região.

No grupo de idosos são desenvolvidas atividades de esporte e lazer, trabalhando formas de envelhecimento saudável, nutrição e como evitar acidentes. Também são realizadas palestras para que eles fiquem bem informados sobre os seus direitos e exijam o seu cumprimento.

O Cras também trabalha com inserção produtiva no grupo de artesanato. As mulheres além de aprender artesanato, têm noções de comercialização do produto, de como investir e em que locais vender seus produtos.

O Cras Pitanguinha também possui um projeto chamado “Pitanguinha e suas tradições”, que resgata a história do bairro, com seus costumes, hábitos, folclore, encontros festivos, dança e música. Com esse projeto, a unidade procura fortalecer as tradições culturais presentes no território. Esse ano, o evento será realizado no dia 29 de agosto.

Para a coordenadora do Cras, Gal Souza, nesses dez anos o perfil dos usuários mudou bastante. “Agora os usuários procuram mais os nossos serviços. O atendimento cresceu muito com o trabalho feito na comunidade. Trabalhamos para facilitar o acesso da população aos direitos socioassistenciais e para que saiam da situação de vulnerabilidade. É muito bom saber que a própria comunidade já entende a importância do Cras na garantia do acesso aos direitos”, ressaltou a coordenadora.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que os Cras possuem a grande missão de trabalhar para garantir que as famílias sejam atendidas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS). “Todos os profissionais que fazem e que já passaram pelo Cras Pitanguinha estão de parabéns por esses dez anos de serviço prestado à população, visando a garantia de direitos das famílias de Maceió”, reforçou a gestora.

CadÚnico

Para que os usuários sejam atendidos com mais conforto e agilidade, e mais próximos de suas residências, o Cras Pitanguinha possui uma unidade descentralizada do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, com atendimento voltado às famílias referenciadas naquele equipamento social. O Cras funciona na Rua Cônego Tobias, s/n. O atendimento acontece das 8h às 14h.