A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua intensificando as ações itinerantes que tem como objetivo a expansão dos serviços prestados nos equipamentos sociais da Prefeitura de Maceió às comunidades. As mobilizações também chamam atenção das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade para os direitos dos seus respectivos membros.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) responsável pelos trabalhos de inclusão social que abrangem a Área Lagunar do município concentrou, no mês de julho, as atividades de divulgação dos parágrafos do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) na Escola Municipal Deraldo Campos, localizada no bairro do Vergel. Mais de 250 alunos participaram das dinâmicas sobre os direitos garantidos pelo ECA.
A educadora social do Creas Área Lagunar, Lurdes Batista, explicou que o modo como as profissionais abordam as temáticas faz com que o público-alvo das ações se interesse em participar cada vez mais das abordagens que são realizadas, pelas equipes da Semas, nas unidades educacionais da capital.
“A gente trabalha a cidadania com teatro de fantoche e uma estratégia que rendeu bons resultados foi o trabalho que envolve o teatro, colocando os alunos como atores e incentivando-os a encenar os episódios de preconceito presenciados diariamente. Assim, eles próprios colocavam em prática as lições repassadas e intervinham para exterminar qualquer situação que não se enquadrasse no que prevê o Estatuto”, disse Lurdes.
Já no bairro do Benedito Bentes, no Conjunto Moacir Andrade, os alunos da Escola Estadual Francisco de Melo receberam, nesta sexta-feira (31), os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, que levaram as ações do Cadastro Único (CadÚnico) e os demais serviços disponibilizados pelo Centro. Várias famílias se dirigiram à escola para se inscrever e saber dos programas.
“A intenção de levar essas ações para ainda mais próximo das comunidades é democratizar o serviço do qual eles [usuários] têm direito e chegar às demais áreas de abrangência do Cras. Onde tiver gente que ainda não nos conhece, é exatamente lá que a gente quer chegar”, destacou a coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos, falando sobre o projeto “O Cras Está Aqui”.
A próxima unidade de ensino a receber os profissionais do Creas Área Lagunar, para a mobilização sobre os Direitos Humanos, é a Escola Estadual Doutor José Medeiros, que fica no Vergel do Lago.
