Cras Dom Adelmo trabalha garantia de direitos de idosos
As atividades de integração no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado – equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no bairro do Prado – têm atraído cada vez mais idosos da comunidade. Eles trabalham a garantia de direitos e o convívio, além de atividades que promovem condicionamento físico e coordenação motora.
De acordo com a coordenadora do Cras Dom Adelmo, Djane Pacheco, mais de 50 idosos participam das atividades da unidade. Esta semana, além da roda de conversa, o grupo assistiu a apresentação do grupo de teatro do Lar São Domingos, com a temática folclore.
Duas vezes por semana, o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem atividades que promovem a integração social e estimulam o condicionamento físico e coordenação motora.
“Estamos com um grupo bem proativo e conseguimos trabalhar as orientações sobre as garantias de direitos. A quantidade de participantes vem aumentando em decorrência da boa repercussão do trabalho e ainda da parceria com a equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que sempre encaminha idosos com perfil de ociosidade e início de depressão para que eles participem das nossas atividades”, explicou a coordenadora.
A unidade conta ainda com uma parceria com a Uncisal, onde estudantes desenvolvem trabalhos na área de fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física com os usuários do Cras Dom Adelmo.
O grupo de idosos se reúne todas as quartas e quintas-feiras pela manhã. Neste mês de agosto o tema trabalhado é o folclore e uma apresentação de Pastoril está sendo ensaiada.
O Cras Dom Adelmo Machado fica localizado na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado e atende as famílias em situação de vulnerabilidade social dos bairros do Prado, levada e Ponta Grossa.
