A rotina dos usuários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio, localizado no bairro do Vergel do Lago, vem mudando desde o último dia 5 de agosto, quando a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reabriu a unidade. Fechado há mais de dois anos por causa de um incêndio, o Centro teve toda a sua estrutura física reformada e todo o mobiliário renovado.
O investimento de 176 mil reais feito na unidade vai garantir que mais de 800 atendimentos sejam realizados por mês na unidade e que 5 mil famílias voltem a ser referenciadas e recebam com maior qualidade os serviços oferecidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias, o Paif – principal instrumento de inclusão social dos Cras.
De acordo com a coordenadora do Cras, Patrícia Ferreira, na primeira semana de funcionamento da nova sede os trabalhos de planejamento de atividades foram executados com maior intensidade pelos 15 profissionais que atendem a comunidade, para que nos próximos dias todo o calendário de reuniões em grupos sejam divulgados aos usuários. Fazem parte dos grupos de referência do Cacilda Sampaio: idosos, mulheres, gestantes, crianças e adolescentes.
Ainda sobre a reabertura da sede, Patrícia falou do momento de felicidade do corpo técnico e dos usuários, que juntos são os maiores beneficiários das ações da Assistência Social de Maceió. “Foi, sem dúvida, um momento de renascimento. Impagável o olhar de felicidade dos nossos usuários que estiveram conosco desde o início das obras até o fim. Conseguimos superar um momento de tensão [referente à época do incêndio] e transformamos situações tristes em felicidade, já que durante a reforma continuávamos nos reunindo em outro local, e essa felicidade aumentou demais, desde que voltamos à nossa ‘casa'”, destacou a coordenadora.
Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, a qualidade de vida dos usuários dos programas socioassistenciais da Semas está em primeiro lugar e com as famílias e grupos referenciados pelo Cras reaberto, não será diferente. “A gente sentiu, junto com eles, toda a emoção da reabertura do Cras. Assim como estas famílias, a gente acompanhou todo esse processo de reinstalação, colocado como prioridade desde que assumimos a pasta. Vamos agora trabalhar para que eles voltem a garantir toda a assistência necessária para desenvolver ótimos trabalhos nas mais diversas áreas exploradas dentro do Centro de Referência”, enfatizou Juliana Vergetti.
Com a reabertura, a unidade, que voltou a contar com um local amplo e ventilado, conta com duas salas para atendimentos individuais, uma sala multifuncional, espaço para a coordenação e cômodos que recebem o arquivo de documentos, almoxarifado, cozinha, além de banheiros direcionados a portadores de necessidades especiais.
Descentralização CadÚnico – No Cras Cacilda Sampaio será aberto também uma unidade descentralizada do Cadastro Único para programas sociais. “Estamos trabalhando para descentralizar os atendimentos do CadÚnico e do Programa Bolsa Família, que atualmente é feito apenas no prédio sede, no bairro do Poço. Vamos abrir novas unidades de atendimento em Maceió e a primeira delas será num espaço do Cras Cacilda Sampaio. Com isso, pretendemos dar mais agilidade nos atendimentos e comodidade para os beneficiários dos programas sociais”, completou a secretária municipal.
