O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio completou nesta quarta-feira (5) um ano de reinaugurado. No segundo semestre de 2014, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reabriu o espaço, que havia sido fechado em 2012, em decorrência de um incêndio. Com isso, as 5 mil famílias que contavam com espaço improvisado para executar as atividades dos grupos sociais puderam voltar a contar com a sede do Cras.
Desde a reabertura, as comunidades da região do Vergel do Lago – referenciadas pelo equipamento – vêm sendo impactadas diretamente pela qualidade dos serviços prestados pelos cerca de 20 profissionais que atuam no Centro. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é o ‘carro-chefe’ do Cras, que reabriu, atendendo 800 usuários por mês. Os grupos de referência atendem mais de 200 usuários.
A coordenadora da unidade, Magélia Patrícia Lima, disse que as famílias referenciadas pelo Cras vêm dando respostas positivas ao trabalho que é executado por lá. “A gente tem uma comunidade de usuários que é bastante ativa e participativa. Antes da reinauguração, nós sentíamos que a sede fazia muita falta. Logo depois, a gente não parou mais de ouvir os casos de satisfação. Hoje recebemos, com maior prazer, os novos usuários”, afirma a coordenadora.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que este primeiro ano, após a reabertura, serviu de muito planejamento para a Semas, no que se refere à melhoria das 13 unidades de Cras instaladas na capital. “Nós jamais fugimos da nossa responsabilidade e sabemos, exatamente, o impacto positivo que um Centro de Referência desse gera nas comunidades. É por isso que nós continuamos em busca de melhorias, não só para esses equipamentos, mas para todos que têm a missão de levar os cidadãos até seus direitos”, ressalta Celiany.
O Cras Cacilda Sampaio está localizado na Rua das Flores, Conjunto Joaquim Leão S/N – Vergel do Lago (Ao lado do PAM Dique-Estrada). Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e além dos programas do Paif, também oferece as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
