A direção da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está preparando uma grande campanha informativa sobre a importância do consumo de leite em qualquer fase da vida. A CPLA é responsável hoje pela produção e distribuição do alimento através do Programa do Leite, que atende mais de 50 mil famílias carentes em todo Estado. A ação será desenvolvida durante a 60ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2010).
A primeira medida adotada pela cooperativa foi conseguir junto a outras entidades ligadas ao setor incluir o leite pasteurizado, ‘leite de saquinho’, no mais tradicional concurso de produtos lácteos do Estado, que acontece durante o Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite). Ainda em parceria com a organização do evento, a cooperativa conseguiu emplacar a criação do Prêmio de Qualidade dos Produtores de Leite.
A premiação tem como objetivo incentivar os pecuaristas do leite a melhorar sua produção, principalmente quanto às medidas de higiene. O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, classificou como uma vitória a fixação dessas duas medidas em um evento da importância do Proleite. “Nosso objetivo é mostrar que o leite de Alagoas é muito bom, afinal não é por acaso que trabalhamos com o principal projeto social do Governo Federal no Estado. O leite pasteurizado é de qualidade e ecologicamente correto”, declarou.
Segundo Aldemar, nos últimos anos o leite de saquinho perdeu espaço no mercado maceioense para o leite em pó e o tipo UHT, representando uma redução de 150 mil litros dia para 10 mil litros dia. “O mercado consumidor busca comodidade e sabemos que esse foi o motivo da perda de espaço do leite pasteurizado, mas se analisarmos pela ótica do desenvolvimento, da geração de emprego, da fixação do homem no campo e do custo, fica claro que o leite pasteurizado é a melhor opção”, destacou.
Estudos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é recomendado que cada pessoa consuma, no mínimo, 200 kg de lácteos por ano. No Brasil esse índice chega a no máximo 100 kg em estados da região sudeste, onde o índice de consumo de lácteos são os maiores do país.
E para chamar a atenção da população alagoana a CPLA vai montar a Praça do Leite, espaço temático que irá mostrar para os visitantes da Expoagro as condições de produção e as práticas desenvolvidas pelos laticínios do Estado. No local haverá a demonstração de como fazer uma ordenha segura e dicas de higiene para os produtores. A 60ª Expoagro acontece de 22 a 31 de outubro no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.