Efraim Filho: em não comparecendo, tomaremos as medidas cabíveis
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, deputado Efraim Filho (DEM-PB), já estuda medidas legais para garantir o depoimento de Fabrízio Neves, acusado de fraude em investimentos que causaram prejuízos ao Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios.
Convocado para comparecer à CPI nesta quinta-feira (8), Fabrízio Neves reside no exterior e não tem sido localizado pelas autoridades. Ele foi notificado pela CPI nos endereços disponíveis, inclusive, em Miami.
Efraim Filho, entretanto, avalia que o acusado pode não comparecer à audiência. “Haja vista uma carta rogatória que veio das autoridades americanas ao STJ para tentar identificá-lo. Não conseguiu. Nós ainda estamos aguardando a confirmação de contato e de presença para a próxima quinta-feira. Em não comparecendo, tomaremos as medidas cabíveis que vão desde publicação em edital até, como última consequência, a expedição de mandado de prisão por obstrução à Justiça e à investigação.”
Assinatura falsificada
Em depoimento à CPI, o ex-diretor do Postalis Alexej Predtechensky entregou documentação à comissão para mostrar que sua assinatura foi falsificada por Fabrizio Neves para desviar recursos para uma conta no exterior.
Fabrizio Neves, da Atlântica Asset Managment, foi contratado pelo Postalis para investir o dinheiro do fundo em títulos da dívida brasileira no exterior. Ele é suspeito de adulterar com tinta corretora o valor de ao menos seis papéis de instituições financeiras na carteira do Postalis. A fraude, feita entre 2006 e 2009, detalhada nos relatórios do órgão regulador norte-americano, chega a 24 milhões de dólares (cerca de R$100 milhões).
Sete Brasil
A CPI dos Fundos de Pensão também marcou, para terça-feira (6), audiência pública para ouvir o ex-presidente da Sete Brasil João Carlos Medeiros Ferraz. Ele foi chamado para prestar esclarecimentos sobre o aporte de recursos pelos fundos de pensão junto à empresa, criada para construir sondas de perfuração para Petrobras.
A reunião será realizada às 14h30, em plenário a definir.
