×

Política

CPI dos Crimes Cibernéticos vai ouvir Volkswagen sobre chips que impedem fiscalização

Audiência foi solicitada pelo deputado JHC (PSB-AL)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os crimes cibernéticos promove audiência pública hoje para ouvir o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil e primeiro vice-presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), Antônio Megale.

A audiência, solicitada pelo deputado JHC (PSB-AL), visa esclarecer a utilização de chips que impedem a fiscalização ambiental nos automóveis fabricados/vendidos pela marca no Brasil.

O parlamentar lembrou que foi divulgado na imprensa que a marca Volkswagen instalou em 11 milhões de unidades automotivas um chip capaz de burlar a fiscalização acerca da emissão de poluentes.

Segundo o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antônio Megale, 17 mil picapes Amarok circulam no País com esse equipamento. “Esse equipamento faz uso de um software que ‘percebe’ a fiscalização e trabalha no sentido de mascarar a quantidade de poluentes emitidas pelo automóvel.”

JHC assinalou é preciso se debruçar sobre os mecanismos utilizados pela Volkswagen com vistas ao aprimoramento do aparato fiscalizador do Estado, “assim como estudar a possibilidade de que mecanismo semelhante seja utilizado por outras montadoras”.