×

Alagoas

CPI da pedofilia irá ouvir depoimentos de padres acusados de abuso sexual de menores

Monsenhor Luiz Marques Barbosa

No início da reunião, a CPI da pedofilia aprovou requerimentos para realizar diligência na cidade alagoana de Arapiraca, para ouvir o depoimento dos monsenhores Luiz Marques e Raimundo Gomes e do padre Edilson Duarte, envolvidos em denúncias de abuso sexual de menores.

Segundo lembrou o presdente da CPI, Senador Magno Malta, esse foi o primeiro caso de pedofilia no Brasil envolvendo religiosos que foi reconhecido pelo Vaticano. O senador José Nery (PSOL-PA) deverá acompanhar os depoimentos.

Relembre o caso

O programa “Conexão Repórter” mostrou, na semana passada, imagens feitas com uma câmera escondida em que o padre Luiz Marques Barbosa, de 82 anos, aparece fazendo sexo oral com um jovem da cidade de Arapiraca. A reportagem também exibiu declarações de três ex-coroinhas denunciando ter sofrido abusos por parte de párocos.

“Incontáveis vezes, garanto que foram muitas vezes”, disse o jovem, hoje com 20 anos, sobre as ocasiões em que foi obrigado a manter relações sexuais com o sacerdote desde que se tornou coroinha, aos 12 anos.

O programa procurou o padre Marques para falar sobre o assunto. Perguntado se conhecia algum caso de pedofilia na região em que vive, respondeu: “Ah, não sei”. Questionado se alguma vez abusou de algum coroinha, como alegam os denunciantes, Marques respondeu: “Não posso te dizer isso. Só ao meu confessor posso contar um pecado meu (…). Não posso dizer nada”. O pároco interrompeu repentinamente a entrevista, sem negar ou confirmar a denúncia, pedindo ao repórter que saísse de sua casa, como exibido no programa.

Padres Afastados

O Bispo Diocesano, Dom Valério Breda, resolveu afastar os padres, Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes, de seus respectivos encargos eclesiásticos, em caráter de medida prudencial, até que tudo seja resolvido.