CPI investiga as denúncias de crimes cometidos por dirigentes
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol realiza hoje uma audiência pública para avaliar os aspectos relacionados a contratos de marketing, direitos de mídia, patrocínios e eventos envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O convidado é o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.
A reunião será no plenário 8, a partir das 14h30.
CBF
O relator da CPI, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), autor do pedido para ouvir Feldman, argumenta que no contexto das investigações internacionais sobre a Fifa, surgiram denúncias quanto ao desporto nacional como o suposto esquema de corrupção na negociação dos direitos de transmissão da Copa do Brasil, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, em que a empresa Traffic teria pago a José Maria Marin e outros dois dirigentes R$ 2 milhões por ano pelos direitos de transmissão do campeonato.
Há também suspeitas de suborno pago por executivos de marketing esportivo a dirigentes da CBF para a comercialização de direitos de mídia e marketing de partidas da Seleção Brasileira de Futebol e de torneios organizados pela entidade; e referente a contratos relacionados à organização da Copa das Confederações Fifa 2013 e Copa do Mundo Fifa 2014.
“A colaboração de Feldman certamente trará elementos essenciais à condução dos trabalhos que serão levados a efeito por esta comissão especial e para o esclarecimento de aspectos referentes aos contratos de marketing, direitos de mídia, patrocínios e eventos que envolvem a CBF”, acrescentou Fernando Monteiro.
A CPI
A CPI investiga as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Juntamente com outros seis cartolas, Marin foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.
Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo à comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
