CPI realiza audiência pública para ouvir o secretário
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na demarcação de terras indígenas realiza diligência nos municípios de São Félix do Xingu e Redenção, ambos no Pará, e regiões adjacentes no período de 11 a 13 de abril.
As diligências serão feitas atendendo a requerimento da deputada Tereza Cristina (PSB-MS). Segundo a parlamentar, isso irá permitir mais celeridade na apuração dos fatos. “Os parlamentares estarão melhor informados para realizar a intimação daqueles que forem realmente considerados relevantes para serem ouvidos em audiência pública e, também, para conduzir o debate público”, disse.
Audiência
Na quarta-feira (13), a CPI realiza audiência pública para ouvir o secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Veras dos Santos.
O requerimento está assinado pela deputada Tereza Cristina e outros parlamentares e alega que, em cerimônia no Palácio do Planalto, no dia 1 de abril, o secretário incitou a violência e o cometimento de crimes, ao incentivar que os trabalhadores rurais ocupassem gabinetes e fazendas de parlamentares.
“Diante dessas declarações, de incitação à violência e ao cometimento de crimes, essa Comissão Parlamentar de Inquérito possui o dever, regimental e moral, de intimá-lo para prestar esclarecimentos”, diz a justificativa para a reunião.
