×

Policial

CPC forma quarta turma de Técnicas e Táticas de Combate

Já são mais de 50 policiais militares formados

Com o nobre objetivo de qualificar e promover uma melhor atuação dos policiais militares nas ruas, o Comando de Policiamento da Capital formou mais uma turma do Curso de Técnicas e Táticas de Combate e Confronto Real, sediado no Quartel do 4º BPM, no Farol.

Até o momento, participaram do curso mais de 50 policiais militares de várias unidades da capital, com carga horária total de 60 horas/aula. “Estou entusiasmado ao observar a auto-estima elevada dos policiais ao término de cada turma, pois quando retornam para a atividade operacional, há uma postura profissional mais técnica, eficiente e capacitada”, destacou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonzaga de Medeiros.

As instruções foram ministradas pelo soldado James Lima, pertencente ao 4º Batalhão, instrutor oficial da Força Nacional e mestre em Kung Fu. O capitão José Cícero – 4º BPM e o soldado Luiz Amâncio – 5º BPM, ministram as disciplinas Poder de Polícia, Direitos Humanos e Chefia e Liderança.

De acordo com o instrutor, soldado James, no final do curso uma operação é realizada na área da chamada Grande Maceió, com ênfase nos bairros do Bom Parto, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes I e II, com o duplo objetivo: avaliação prática e policiamento ostensivo. “Essa foi a parte prática do curso, onde os policiais se desenvolveram de forma bastante satisfatória. Nas salas de aula, realizamos um treinamento mental direcionado, onde o militar aprende novas técnicas de respiração, relaxamento, concentração e meditação. Tudo com o objetivo de controlar as emoções e diminuir a carga de estresse”, destacou.

Durante todo o curso e no momento da operação de saturação da área, ocorre o registro de imagens, a fim de que haja um respaldo em todo o procedimento operacional, evitando excessos e até denúncias infundadas sobre a abordagem policial.

Quinta turma

Uma nova turma está prevista para início em 23 de marco, com duração de uma semana. Haverá uma reunião com os novos alunos da quinta turma no dia 22 de março, às 14 horas, na sede do 4º BPM. “Este curso representa um grande estímulo e se traduz no melhor desempenho das atividades operacionais, além de deixar o nosso policial satisfeito”, assegura o comandante do policiamento da capital, tenente-coronel Mário da Hora.