×

Alagoas

Cozinha comunitária muda realidade de associação no Agreste alagoano

Uma cozinha comunitária foi inaugurada no povoado Taboquinha, em Arapiraca, nesta terça-feira (29). A iniciativa contemplou mulheres de agricultores do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste, tendo como meta oferecer um maior aperfeiçoamento aos alimentos, além de um auxilio no aumento da produção.

Segundo a gestora do APL Mandioca no Agreste, Jeane Vilarins, as mulheres já forneciam alimentos a base de mandioca para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Apesar disso, produziam em suas casas e, por meio da cozinha comunitária, agora poderão profissionalizar seus produtos.

“A inauguração desse espaço para a produção de alimentos trará uma segurança para as mulheres. O preparo dos pratos poderá ser feito de forma mais ampla, higiênica, com grande qualidade e também padronização. É muito importante para elas a aquisição de um prédio exclusivo para o armazenamento e produção de comida”, enfatiza Jeane Vilarins.

A construção da cozinha foi contemplada em um edital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, a iniciativa teve apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste, Prefeitura de Arapiraca, Sebrae e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).