A Cozinha Brasil Fixa, localizada na Vila Olímpica Albano Franco, no bairro da Cambona, iniciou em Maceió, a sua primeira turma. Até amanhã (8), 210 merendeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió participam de aulas práticas e teóricas ministradas pelas nutricionistas do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Até o final do mês, 420 merendeiras serão atendidas com o curso. Com o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, o programa visa a melhorar a qualidade da merenda servida na rede municipal de ensino e proporcionar economia para as escolas. Segundo Gabriela Pedrosa, nutricionista do Sesi, é possível diminuir o custo da receita usando o alimento por inteiro.
“Além da própria fruta ou verdura, usamos suas cascas e talos, que têm caráter nutricional mais rico, evita desperdícios e, assim, barateamos o prato”, afirmou. As alunas-merendeiras recebem todo o material didático e um livro com todas as receitas passadas através do programa. Elas participam ativamente do preparo das refeições e tiram todas as suas dúvidas com os nutricionistas e monitores. Ao fim de cada aula, as merendeiras provam os pratos e sucos que prepararam.
Para a merendeira Edilena Azevedo, da escola Ieda Oliveira, no Village Campestre II, o Cozinha Brasil está sendo um grande facilitador do seu trabalho. “Eu preparo refeições para 70 alunos todos os dias. As aulas estão me ajudando a aproveitar tudo do alimento disponível. Já estou pensando em fazer um bolo com casca de frutas que aprendi aqui”, revelou.
