×

Maceió

Covisa promove ação educativa sobre saneantes clandestinos

A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) de Maceió realiza até o final do mês a campanha educativa de combate ao uso de produtos de limpeza clandestinos. O objetivo é orientar estabelecimentos e consumidores sobre os riscos do uso destes saneantes, vendidos sem o devido registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou seja, sem a garantia de que o produto foi avaliado, que dá bons resultados e que é seguro de ser usado, sem o risco de causar alergias, queimaduras e problemas respiratórios.

“Comprar um produto sem o devido registro, só por causa do preço, é um exemplo típico do barato que pode sair caro, com consequências graves, especialmente, se atrair a atenção de crianças, pois não há como saber o teor de cada substância contida num saneante deste tipo”, reforça a inspetora da Covisa, Analice Ferreira, que coordena a ação.

A campanha será realizada em mercadinhos, feiras livre e entre vendedores ambulantes, em várias áreas da cidade, com orientações e distribuição de panfletos educativos. A partir de outubro, a fiscalização sobre esses produtos passará a ter caráter punitivo, com a aplicação das medidas previstas na legislação.

À população, a principal recomendação da Covisa é de inutilizar, com perfurações, qualquer garrafa pet, para que essas embalagens – comuns na venda desse tipo de produto sem registro – não possam ser reutilizadas com esta finalidade.