×

Maceió

Covisa inicia fiscalização em farmácias irregulares de Maceió

Covisa interdita farmácia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa) iniciou na manhã de hoje uma fiscalização em farmácias irregulares da cidade. A equipe formada por três inspetores analisou as condições sanitárias, presença do técnico de farmácia e autorizações. Ao final dos trabalhos, duas farmácias foram interditadas.

A primeira farmácia, no Barro Duro, estava praticamente vazia de produtos. Segundo o único funcionário presente, o estabelecimento estava fechando as suas portas e por isso não havia mais nenhum produto. Durante a visita foram encontrados medicamentos fora do prazo da validade, mofo no telhado, além da falta de documentos e alvarás. A situação encontrada pelos inspetores foi a interdição, já que antes houveram aplicações de multas e advertências.

O secretário municipal de saúde, Francisco Lins, falou sobre a fiscalização. “As inspeções reforçam o cuidado da nossa gestão com a saúde da população. É preciso ter cuidado no local onde compramos nossos remédios”, alertou.

O segundo local visitado foi no Benedito Bentes. Dessa vez houve apenas uma advertência, pois a farmácia estava com uma nova administração. O proprietário se comprometeu a comparecer na sede da Covisa na próxima semana e atender as solicitações.

O caso mais crítico foi encontrado na terceira farmácia em Fernão Velho. O estabelecimento dividia espaço com uma garagem, além de conter produtos inadequados. Os inspetores também interditaram o local com o apoio da Polícia Militar de Alagoas.

A inspetora Paula Lacerda, explicou a atividade. “Estamos fiscalizando dois tipos de farmácias; as irregulares, com documentação atrasadas e as clandestinas, que não possuem nenhum registro”, disse.

As fiscalizações continuarão até o dia 18 de fevereiro do próximo ano.