×

Maceió

Covid-19: usuário deve procurar assistência nos primeiros sintomas

Há pouco mais de um mês, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou as primeiras Unidades de Referência em Síndrome Gripal. De lá pra cá, já foram feitos mais de 12 mil atendimentos, evitando que casos de pacientes com febre, tosse, coriza, dores de garganta, cabeça e no corpo, se agravem e precisem de um atendimento em unidade de maior complexidade.

A intenção dessas unidades é proporcionar uma assistência de qualidade às pessoas com suspeita de Covid-19, desde o início dos sintomas, como explica a infectologista Mardjane Lemos. “No atendimento inicial, o usuário passa por uma avaliação cuidadosa de médicos e enfermeiros, para identificar se o cidadão tem maior risco de evoluir com quadros mais complicados, ou se já apresenta sinais de gravidade”.

Caso a equipe identifique, durante a consulta, que há risco de complicação, o usuário é direcionado para fazer exames mais detalhados, como de sangue e de imagem (tomografia, eletrocardiograma e raio-x), com o objetivo de avaliar possíveis complicações antes que elas ocorram, além de fornecer informações detalhadas sobre os cuidados e precauções a serem seguidas.

“Se houver algum sinal de gravidade, o cidadão receberá imediatamente os primeiros cuidados e será encaminhado para atendimento em uma UPA, de onde poderá seguir para internação hospitalar, se não apresentar melhora”, informa a médica, que é a responsável pela capacitação dos profissionais das unidades sentinelas.