×

Maceió

Cotação eletrônica gera mais transparência e economicidade

Na busca constante por mais transparência, eficiência e economicidade, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) passou a adotar, desde o final do ano passado, a chamada cotação eletrônica para aquisição de bens com valor abaixo de R$ 8 mil.

Em seguida, veio a publicação do decreto 8.531, de 11 de dezembro de 2017, em que Prefeitura de Maceió oficializou a implantação do chamado “Sistema de Cotação Eletrônica de Preços” no âmbito da administração municipal. Desde então, o município pode ter parâmetros de preços amplos e mais precisos.

No método anterior, a secretaria ou órgão solicitante encaminhava o pedido de cotação para o mínimo de três fornecedores. Verificava-se a regularidade da empresa com a menor proposta e realizava-se a contratação de modo direto.

“Com a cotação eletrônica, a solicitação é enviada para o portal de compras do Governo Federal, chamado Compras Governamentais, que direciona o pedido para os fornecedores de todo o Brasil cadastrado no ramo de atividades específico”, explica Vanderléia Guaris, diretora de Licitações e Contratos da Arser. “As empresas cadastradas recebem o pedido de cotação e, se elas tiverem interesse, formulam e enviam as propostas”, complementa a gestora.