Alagoas receberá a maior indústria de navio da América. Foram 10 meses construindo o projeto, todo o Litoral de Alagoas foi estudado para a implantação do maior empreendimento da história do Estado: o Estaleiro EISA Alagoas encontrou em Coruripe as condições favoráveis para construir o estaleiro, que produzirá navios e plataformas, com investimento orçado em R$1,5 bilhão.
O anúncio foi divulgado em coletiva, pelo governador Teotonio Vilela Filho e o presidente do Grupo Synergy, o empresário boliviano German Efromivich, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), no bairro de Jaraguá.
A estimativa nos três primeiros anos de operação é de que o estaleiro possa empregar 4,5 mil pessoas de forma direta e 20 mil empregos serão gerados indiretamente. As obras devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2010, numa área de 2 milhões de metros quadrados no Pontal de Coruripe, que terá uma capacidade de processamento de aço instalada de 160 mil toneladas por ano, sendo 13 mil toneladas mês. A expectativa para a construção do primeiro navio em Alagoas está previsto para 2013.
Efromovich informou que pelo menos cem mil pessoas serão beneficiadas com o empreendimento, devido à demanda por serviços diversos durante a instalação e operação do estaleiro. A segurança e a confiança passadas pelos dirigentes do Estado foram primordiais para a escolha de Alagoas para este empreendimento.
Na coletiva, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, destacou que foram realizados estudos por três meses no solo da área de interesse, que comprovou a viabilidade técnica, todo o processo foi acompanhado em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Infraestrutura.
Teotonio Vilela informou que a contrapartida do estado já foi dada. “Toda a questão de infra-estrutura, fontes de financiamento e questões burocráticas, além da doação do próprio terreno onde será construída a obra e, os incentivos fiscais, que são os melhores do Brasil, fazem parte do trabalho inicial que o governo está dando”, explicou.
No estaleiro, será construído um residencial habitacional, com mais de mil de casas, e um centro de treinamento qualificado para os funcionários.
Incentivo Fiscal e Capacitação
Na ocasião, o prefeito do município, Marx Beltrão, enfatizou a necessidade de qualificação da mão de obra local que contará com o apoio das instituições profissionais Senai, Senac e da escola técnica de Coruripe. A parceria com essas escolas vai permitir que o povo coruripense esteja preparado para receber uma indústria de grande porte. “Se preciso for, doarei a minha sala para que sejam lecionadas as aulas”, garantiu o prefeito.
Outro ponto destacado será a contra partida da prefeitura com incentivo para diminuição de impostos. Marx Beltrão comemorou o empreendimento com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, George Guido, o deputado federal, Joaquim Beltrão, o deputado estadual João Beltrão, o presidente da Câmara, Mesaque Padilha, os secretários municipais do Meio Ambiente José Edson, e de Finanças Jorge Galvão. Estiveram presentes à coletiva de imprensa, o senador João Tenório, autoridades e secretários do estado.