Um dos perfis investigados criou uma comunidade aberta em uma rede social na qual eram veiculados livros relacionados ao nazismo
A Polícia Federal em Alagoas cumpriu, nesta sexta-feira, 14 de novembro, um Mandado de Busca e Apreensão na cidade de Coruripe, durante a fase ostensiva da operação “Torch”, que segue firme no combate a crimes de ódio praticados pela internet. A ação tem como objetivo identificar os responsáveis por perfis anônimos que divulgavam símbolos associados ao nazismo, mensagens racistas e conteúdos destinados ao recrutamento de crianças para a prática de ataques extremistas.
De acordo com a investigação, um dos perfis monitorados criou uma comunidade aberta em uma rede social onde eram compartilhados livros ligados ao nazismo, publicações de teor racista e até tutoriais que ensinavam a manipular crianças para cometer crimes violentos. O administrador da conta também afirmava estar em “combate no Oriente Médio”, mas as diligências do inquérito revelaram que ele jamais deixou o estado e sempre esteve em território alagoano.
Durante o cumprimento do mandado em Coruripe, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia para aprofundar a identificação dos envolvidos e o alcance dos crimes praticados. A operação tem o nome “Torch” em referência à ofensiva militar lançada pelos Aliados no Norte da África, em novembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial—uma ação histórica que marcou a luta contra o nazismo e o fascismo.
