O mês de dezembro começou e o Museu da Gente traz com ele mais uma edição do 'Natal da Gente Sergipana'. Manifestações tradicionais da cultura popular, teatro, música, feira, exposição e oficinas farão parte da programação diversificada do evento. Realizado pelo Instituto Banese, Secretaria de Estado da Cultura e Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana, as atividades em comemoração as festas natalinas serão iniciadas nesta sexta-feira, 5, às 15h, com o cortejo cultural pelas ruas do Centro de Aracaju.
O Cortejo Natalino levará manifestações tradicionais da nossa cultura para as ruas, contando com a participação dos grupos Reisado de Sabal, de Pirambu; Pastoril de Forges, de Japaratuba; e Guerreiro Vitória da Mocidade, de Aracaju. Os grupos culturais e a equipe do Museu da Gente Sergipana sairão do Mercado Tales Ferraz, seguindo pelas ruas do Centro em direção ao Museu.
O Reisado é uma dança popular profano-religiosa de origem portuguesa que celebra o nascimento do Menino Jesus com brincantes e músicos fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam, e está presente em todos os cantos de Sergipe. O Pastoril, manifestação popular também relacionada ao nascimento de Jesus, integra o ciclo das festas natalinas do nordeste, com seus brincantes divididos em dois grupos, o azul e o encarnado, cores que evocam, respectivamente, Nossa Senhora e Jesus Cristo. Em Sergipe, resiste em algumas localidades, entre elas o Povoado Forges, no município de Japaratuba, onde vem sendo passado de geração em geração.
O Guerreiro, folguedo popular do ciclo natalino, canta, através do sincretismo religioso, a chegada do messias e a homenagem dos três Reis Magos. A dança é composta de jornadas – uma seqüência de cantos e danças -, que são apresentadas de acordo com os personagens de cada grupo, sendo um dos pontos culminantes a luta de espadas, travada entre o Mestre e o índio Peri. Além deles, o Embaixador, a Rainha, Lira, o Palhaço e os Vassalos fazem parte do Guerreiro. Surgido em Alagoas, o Guerreiro está presente em alguns municípios sergipanos, entre eles a capital Aracaju.
Na semana seguinte, durante os dias 10, 11 e 12, as atividades do 'Natal da Gente Sergipana' continuam. Todos os dias, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo 'Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino', apresentado pelo grupo Imbuaça. Também nesses três dias será realizada a 'Feirinha da Gente', das 16 às 20h, onde os visitantes poderão comprar presentes para familiares e amigos, o que também faz parte das tradições do período natalino.
A música também estará presente através de diversos estilos. No dia 10, às 16h, o público poderá prestigiar a música tocada pelas tradicionais Liras, através do show de lançamento do CD 'Liras Sergipanas', que contará com a participação das filarmônicas que compõem o disco. Já no dia 11, às 16h, será a vez da música de concerto tocada pelo Grupo Renantique. No mesmo dia, às 20h, haverá apresentação do Coral Vozes do Banese e às 20h30 o Concerto Natalino com a Orquestra Jovem de Sergipe.
No dia 12, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe trará um Concerto Natalino com a participação especial da mestre de cultura popular Nadir da Mussuca e da banda The Baggios. Antes do concerto, às 16h, haverá oficina de Reisado, com Maurelina Santos e o Reisado da Mussuca, no átrio do Museu da Gente. Também no dia 12, o teatro de bonecos será atração no Museu da Gente com a abertura da exposição 'Mamulengo de Cheiroso: A Magia no Teatro de Bonecos', às 18h.
Para obter mais informações sobre a programação completa, acessar o site www.museudadegentesergipana.com.br ou através do telefone (79) 3218-1551. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Av. Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.