Avenida Fernandes Lima
Neste domingo (03), foi realizada a terceira edição do Circuito Popular de Corridas de Rua e, de forma inédita a prova foi disputada na Avenida Fernandes Lima, no Farol, em Maceió. Se costumeiramente entendida como uma via pública de tráfego intenso, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), registrou a presença mais de 700 corredores que desafiaram o asfalto do trecho de 5 quilômetros da competição – com início da Praça do Centenário e retorno na concessionária Mavel, sentido Centro/Tabuleiro do Martins.
“A escolha da Avenida Fernandes Lima é inédita para uma competição deste porte e registra mais um estímulo para que todos os maceioenses possam praticar atividades físicas. É um espaço para que independentemente de idade e objetivo, crianças, adolescentes, adultos e idosos possam disputar. Registramos inscrições de competidores de cidades alagoanas e de outros Estados também”, disse o titular da Semel, Pedro Vilela.
Conforme detalhou o secretário, a corrida encerra as comemorações anunciadas no mês do servidor. “Todos os competidores ganharam medalha de participação e, além da classificação geral, os servidores públicos (masculino e feminino) do quadro funcional da Prefeitura receberam medalhas e troféus”, informou.
Na Praça e durante todo o percurso, foi garantida a hidratação e reposição energética dos competidores. Todos receberam o kit do atleta – composto por chip eletrônico retornável e identificação numérica. Na concentração da largada, três cadeirantes se destacavam. Entre eles estava Graciano Araújo. “Eu participo desde a primeira edição. São momentos em que posso mostrar que não existe limitação para foca de vontade”, falou.
Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino terão direito a troféus e brindes de parceiros. O campeão geral das cinco etapas no masculino e feminino ganhará da Semel a inscrição, passagem, hospedagem e alimentação para participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro, em agosto de 2014.
Depois de realizar o percurso em 14m40s, o competidor Paulo Machado, de Palmeira dos Índios, garantiu a terceira vitória consecutiva. “Hoje consegui a minha vigésima segunda vitória em primeiro lugar em total de 27 participações. Vou me preparar para as duas próximas corridas e espero que mais pessoas possam participar”, disse.
Para a primeira classificada na categoria feminino, Solúzia Teixeira, o circuito de rua também é uma forma estimular adolescentes e crianças a descobrirem os benefícios da prática de esportes. “A participação, a chegada e largada são meta de todo competidor. Mas a maior vitória é conquistar e concluir o percursos com as forças de cada um”, explicou.
As premiações foram entregues pelos secretários de Esporte e Lazer, Pedra Vilela, do Controle Interno, Felipe Mamede, e o diretor da Companhia de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Antônio Moura.
A primeira corrida ocorreu em setembro no Pontal da Barra. A segunda etapa aconteceu no Salvador Lyra em outubro. No dia 01 de dezembro, a prova será no Benedito Bentes e fechando a temporada, na Pajuçara no dia 22 de dezembro.
Trânsito
Com faixas parcialmente bloqueadas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) não registrou nenhuma ocorrência no local da prova. O trânsito ficou lento para assegurar a boa execução da corrida, conforme esperado pelo SMTT. “Oito viaturas e 35 agentes de trânsito garantiram a segurança dos corredores como também o ordenamento da circulação dos veículos na faixa direita da Fernandes Lima”, revelou Zenildo Filho, coordenador de operações da SMTT.
Confira abaixo os três primeiros colocados da categoria geral e servidor público municipal (masculino e feminino):
GERAL MASCULINO
1º – Paulo Machado dos Santos Silva
2º – Jonh Lenon Fabiano da Silva
3º – Cícero Antônio dos Santos
GERAL FEMININO
1ª – Solúzia Queirós Teixeira
2ª – Maria Silvana Ferreira
3ª – Alexiana Sheila da Silva
SERVIDOR PÚBLICO
1º – Daniel Costa – Semel
2º – Giseldo Barbosa – Semsc (Guarda Municipal)
3º – Edivaldo Ferreira – SMF (Finanças)
SERVIDORA PÚBLICA
1ª – Brígida Cirilo – Semel
2ª – Ana Cecília Corado – Semptur (Turismo)
3ª – Jácia Alves – Slum (Limpeza Urbana)
