Largada da Corrida Tiradentes na orla da Pajuçara
Mesmo debaixo de sol forte, a empolgação dos competidores era visível na concentração para a 29ª Corrida Tiradentes, organizada pela Polícia Militar (PM) na manhã deste domingo (21), na orla da praia de Pajuçara. Aos poucos, a Praça Multieventos foi se enchendo de atletas entre profissionais e amadores, populares e militares, todos em busca das melhores colocações na competição.
O evento, que acontece há 29 anos em comemoração ao patrono da PM, Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, contou com o patrocínio da Braskem, Sococo, Caixa Econômica Federal, Aby’s Sport, Grupo Servipa, Unicred, Café Santa Clara, Frisco e Açúcar Caeté.
Antes da largada, os competidores participaram de um aquecimento físico, para em seguida tomar suas posições rumo ao pódio nos percursos de 5 km e 10 km. O comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros Cavalcante, acionou o início da corrida, que teve 800 atletas inscritos, disputando troféus e prêmios em dinheiro.
Os percursos tiveram saída da Praça Multieventos, indo em direção ao Alagoinhas, voltando com destino ao Clube de Regatas Brasil (CRB), e finalizando na citada praça, com tempo cronometrado através de chips retornáveis, amarrados no cadarço do tênis dos competidores.
O público compareceu para torcer pelos atletas, que, independente da classificação, receberam medalhas simbólicas pela participação no evento. Foram premiados com quantias em dinheiro e troféus, os três primeiros colocados nos percursos de 10 km, masculino e feminino, entre público geral e militares.
Para os vencedores do percurso de 5 km foram concedidos troféus. Os vencedores foram unânimes em destacar a alta temperatura como dificuldade durante a prova.
Classificação 10 km
Antes de iniciar as premiações, o comandante-geral, coronel Dimas, parabenizou os atletas. “Agradeço a participação de todos, destacando que o espírito esportivo é tão importante quanto vencer uma competição, pois vencer é uma consequência, e participar é uma oportunidade de confraternização”, descreveu o comandante.
Para o primeiro colocado dos 10 km, público em geral, José Marcio Leão da Silva, natural de Pernambuco, a vitória também serviu para melhorar seu tempo. “Realizei treinamento forte para essa corrida e conseguiu baixar meu tempo”, afirmou o atleta, que costuma participar de competições, em todo o país, com percurso inferior a 21 km.
O sargento Cícero Ivo Ataíde, que integra a equipe master da PM, e primeiro colocado na prova para o masculino militar, aproveitou o momento para distribuir votos de gratidão.
“Agradeço a Deus pela saúde, e aos meus familiares, companheiros de farda, amigos evizinhos pelo apoio”, disse o sargento, ao comemorar a quarta vitória consecutiva em corrida Tiradentes. Em agosto, Cícero participará da meia maratona no Estado do Rio de Janeiro.
Na categoria feminina, a campeã Mirian Farias, da cidade de Garanhuns, Estado de Pernambuco, considerou a prova difícil. “O calor dificulta e o cansaço também, pois venho de uma prova realizada em Aracajú, onde também fui campeã, mas valeu a pena”, disse Mirian.
A cabo Albertina Elias de Lima, do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), é corredora há 12 anos e não escondeu a satisfação da vitória na categoria militar feminina. “Mesmo tendo aumentado meu tempo, valeu por mais uma oportunidade de superação”.
Classificação 5 km
Em primeiro lugar, na categoria masculino público em geral, Antônio Gomes esperava mais de seu desempenho. “Acho que podia ter sido melhor, o calor atrapalhou um pouco”.
Alternando a música com os treinos, o sargento Jonadab Oliveira, do Centro Musical da PM, lamentou o aumento de seu tempo. “Este ano não tive a preparação ideal, mas deu pra chegar”, declarou o sargento, primeiro colocado na categoria masculino militar.
A tenente Leidiane, da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), primeira colocada na categoria militar feminina, falou sobre a importância da atividade esportiva. “Eventos como este despertam o gosto pela atividade física, que beneficia a saúde do corpo e da mente.”
Na categoria feminino público geral, Ruth Amorim sagrou-se campeã e ergueu o troféu agradecendo o momento. “Fiquei feliz em participar, e mais ainda, por chegar em primeiro lugar”.
Após as premiações, os atletas se despediram do local traçando rumos para futuras competições.
