A Orla da Pajuçara se coloriu de rosa para a I Corrida Solidária Maceió Rosa, promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). O evento, que teve a participação de quase mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores, faz parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa, chamando a atenção para a prevenção e cuidados com o câncer de mama.
A prova foi dividida em duas categorias: masculina e feminina e contou com a participação de pessoas a partir dos 12 anos. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditou um trecho entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde. O circuito teve percursos de 2,5 quilômetros e de 5 quilômetros, partindo da Praça Multieventos.
Segundo o prefeito Rui Palmeira, a corrida reforça a importância dos cuidados com a saúde. “Foi uma oportunidade muito positiva, com muitas mulheres participando dessa luta contra o câncer. Mas é preciso sempre lembrar do autoexame, pois esse é o objetivo do Outubro Rosa e a Prefeitura de Maceió está muito engajada na campanha com o Maceió Rosa. Precisamos divulgar cada vez mais a necessidade de se prevenir contra uma doença que ainda é uma das que mais mata no Brasil”, disse o prefeito.
Para o secretário da Semel, Antônio Moura, o objetivo da prova era o de promover uma grande celebração a favor do bem-estar. “Queríamos chamar a atenção para a causa e nada melhor do que promover uma ação que faz com que o cidadão pratique esporte. Ficamos muito felizes com a participação de pessoas de todas as idades”, destacou o gestor.
Quem participou da corrida, recebeu um kit com camiseta, medalha, chip eletrônico e numeração. Toda a verba arrecadada com as inscrições será doada para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Renascer.
“As ações realizadas durante o Maceió Rosa foram muito boas. Elas reforçaram o trabalho de conscientização ao compartilhar, por exemplo, informações valiosas nos postos de saúde da capital. Outro ponto positivo foi a integração das secretarias em prol de uma mesma causa”, destacou a primeira-dama do município e coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira.
Garimpo do bem
Tatiana também está à frente da organização do Bazar Chic, evento que será realizado nesta sexta-feira, 31 e no sábado, 1º de novembro, e também terá a renda revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Grupo Renascer. “A expectativa com o bazar é muito grande, pois arrecadamos mais de 2 mil peças entre calças, blusas, vestidos de festa, sapatos, bolsas e outros acessórios. As pessoas vão poder adquirir produtos de boa qualidade a um preço super acessível. Essa ação vem para fechar o Maceió Rosa e reforçar o trabalho dessas instituições, pois elas sobrevivem de doações e a intenção do bazar é possibilitar que continuem fazendo esse trabalho que é muito importante”.
De acordo com Fátima Canuto, da Rede Feminina, o Outubro Rosa é um movimento que vem tomando forma em Alagoas, mas esse ano, com o apoio da Prefeitura ganhou outra dimensão. “Isso é muito importante, pois o movimento cresceu muito e ficou maior que os outros anos. Com certeza essa parceria é muito válida, pois leva a informação a mais pessoas, robustecendo a importância da detecção precoce do câncer de mama”, disse.
